Pneus recapados são recomendados apenas para caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, e são até 50% mais baratos que os novos.
Quando se trata de manter um caminhão em boas condições, a escolha dos pneus é uma decisão crucial que afeta diretamente a segurança e a economia nas estradas. Entre as várias opções disponíveis, os pneus recapados surgem como uma alternativa interessante, especialmente quando o assunto é a relação custo-benefício.
No entanto, muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre essa opção, principalmente no que se refere à sua segurança, durabilidade e à legalidade do uso de pneus recapados em seus veículos.
É comum confundir pneus recapados com pneus recauchutados ou remoldados, e essa falta de clareza pode gerar receios infundados. Afinal, será que um pneu recapado é realmente confiável? Ele oferece a mesma segurança de um pneu novo? E, talvez o mais importante: será que usar um pneu recapado pode acarretar problemas legais, como multas ou até mesmo a proibição de circular com o veículo?
O Blog do Delta vai esclarecer todas essas questões, começando pelas diferenças entre os tipos de pneus reformados e passando pelos principais pontos que devem ser considerados ao optar por um pneu recapado. Além disso, abordaremos o que diz a legislação sobre o uso desses pneus em caminhões, ajudando você a tomar uma decisão informada e segura.
O que é pneu recapado?
O pneu recapado é um pneu usado que passou por um processo de recuperação, no qual a banda de rodagem desgastada é removida e substituída por uma nova camada de borracha. Esse processo permite que o pneu tenha uma nova vida útil, aproveitando a carcaça original, que ainda se encontra em boas condições.
Durante a recapagem, a carcaça do pneu é inspecionada rigorosamente para garantir que esteja apta a receber a nova camada de borracha. Após a inspeção, a banda de rodagem desgastada é removida e uma nova camada de borracha é aplicada e vulcanizada, proporcionando ao pneu recapado uma nova superfície de contato com o solo.
Este processo é demorado e realizado com técnicas avançadas e equipamentos especializados, garantindo que o pneu recapado atenda aos padrões de segurança e desempenho exigidos para rodar com segurança nas estradas. Ou seja, a recapagem não é feita em borracharias comuns, mas em empresas especializadas.
Qual a diferença entre pneu recapado, recauchutado e remoldado?
A diferença entre esses tipos de pneus reformados está principalmente no nível de intervenção realizado e nas partes do pneu usado que são reformadas. Todos eles visam prolongar a vida útil do pneu, mas o nível de intervenção e o custo podem variar, assim como o desempenho e a durabilidade final.
Pneu recapado
Como explicado anteriormente, o pneu recapado tem apenas a banda de rodagem substituída. A carcaça original é mantida e uma nova camada de borracha é aplicada na superfície de rodagem, aumentando sua vida útil. O processo é menos invasivo e foca na recuperação da parte que entra em contato direto com o solo.
Pneu recauchutado
No pneu recauchutado, além da banda de rodagem, os ombros do pneu também são reformados. Isso significa que uma área maior do pneu recebe nova borracha, o que pode proporcionar uma durabilidade adicional em relação ao recapado.
O processo envolve a aplicação de borracha nova tanto na banda de rodagem quanto nos ombros do pneu, passando por um processo de vulcanização que integra a nova borracha à carcaça original.
Pneu remoldado
O pneu remoldado, também chamado de pneu remold,passa por uma reformulação mais extensa. Nele, praticamente toda a superfície externa do pneu é substituída, incluindo a banda de rodagem, os ombros e os flancos laterais. É como se o pneu fosse “reconstruído”, mantendo-se apenas a carcaça interna.
Esse processo é mais complexo e resulta em um pneu que visualmente se assemelha muito a um pneu novo, pois toda a superfície externa é renovada.
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Em que situações o pneu recapado é indicado?
A recapagem de pneus é uma prática bastante recomendada e amplamente utilizada no setor de transporte de cargas, especialmente para caminhões e ônibus. Esses veículos são projetados para rodar longas distâncias e transportar cargas pesadas, o que exige pneus robustos e duráveis.
O pneu recapado é particularmente indicado para caminhões, tratores e ônibus devido à sua estrutura robusta. Pneus de carga possuem carcaças reforçadas com aço, que são projetadas especificamente para suportar o processo de recapagem, seja ele feito a frio ou a quente.
Isso significa que, após o desgaste natural da banda de rodagem, a carcaça ainda pode ser aproveitada com segurança para receber uma nova camada de borracha, garantindo um desempenho confiável por mais um ciclo de uso.
E quando a recapagem não é indicada?
A recapagem não é indicada para pneus de veículos de passeio, vans e camionetas. Esses pneus são fabricados com lonas de carcaça feitas de tecidos têxteis, que são mais suscetíveis à fadiga e menos resistentes ao processo de recapagem. Por isso, o risco de falhas após a recapagem é maior, o que pode comprometer a segurança do veículo.
Além disso, a vida útil desses pneus já é naturalmente mais curta, devido às exigências de rodagem em alta velocidade, tornando a recapagem uma opção menos vantajosa e segura para esses tipos de veículos.
Portanto, para veículos leves, a melhor opção é investir em pneus novos ou remoldados que garantam o desempenho e a segurança adequados.
Quais as vantagens em recapar o pneu do caminhão?
Quando realizada de forma adequada e em pneus que são projetados para esse processo, a recapagem pode ser uma solução econômica, eficiente e sustentável para os desafios do transporte de cargas. Veja:
Pneu recapado é mais barato
O custo de recapar pneu é significativamente menor do que o de comprar pneus novos. Como a estrutura do pneu é mantida, geralmente um pneu recapado custa de 30% a 50% menos que um novo.
Para frotas que precisam gerenciar múltiplos veículos, essa economia se multiplica, tornando a operação mais rentável.
Prolongamento da vida útil do pneu
Em vez de descartar um pneu que ainda tem uma carcaça em boas condições, é possível dar a ele uma “segunda vida”, garantindo o mesmo desempenho em termos de aderência e segurança na estrada.
Impacto ambiental positivo
A recapagem contribui para a redução de resíduos, uma vez que menos pneus são descartados no meio ambiente. Além disso, a fabricação de pneus novos consome uma grande quantidade de recursos naturais e energia. Recapando pneus, você ajuda a diminuir a demanda por novos produtos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
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O que a legislação diz sobre pneus recapados?
A legislação brasileira permite o uso de pneus recapados em caminhões, desde que algumas normas e restrições sejam seguidas para garantir a segurança nas estradas. É importante que motoristas e transportadoras estejam cientes dessas regulamentações para evitar multas e, principalmente, garantir que seus veículos estejam em condições seguras de rodagem.
Primeiramente, é proibido o uso de pneus recapados no eixo dianteiro de ônibus e micro-ônibus, conforme as Resoluções Contran nº 416/2012 e nº 445/2013. Essa medida visa garantir a máxima segurança nos eixos de direção desses veículos, que exigem pneus em estado impecável para evitar riscos de acidentes.
Em relação a motos, ciclomotores, motonetas e triciclos, a Resolução Contran n° 158/2004 também proíbe a utilização de pneus reformados. Nesses casos, o risco associado ao uso de pneus recapados é considerado elevado, pois esses veículos dependem diretamente da integridade dos pneus para a estabilidade e a segurança.
Para os demais veículos, incluindo caminhões de carga, a utilização de pneus recapados é permitida, desde que sigam as normas da Resolução Contran 558/1980. De acordo com essa norma, o pneu reformado deve ter a palavra “reformado” gravada na parte mais ampla dos flancos, junto com a marca do reformador. Essa marcação garante que o pneu passou por um processo adequado de recapagem, seguindo os padrões exigidos.
Além disso, os pneus recapados devem possuir indicadores de desgaste (TWI), que permitem aos motoristas monitorar o estado do pneu e evitar rodar com pneus em mau estado. Lembrando que é proibido trafegar com pneus que os sulcos tenham profundidade inferior a 1,6mm.
É essencial também que os pneus recapados estejam em boas condições de conservação, conforme previsto no Art. 230, XVIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Conduzir um veículo com pneus em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, é considerado uma infração grave, passível de multa de R$ 195,23 e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
Portanto, enquanto a legislação permite o uso de pneus recapados em caminhões e outros veículos de carga, é fundamental que motoristas e empresas sigam rigorosamente as normas para evitar penalidades e garantir que seus veículos estejam operando com segurança.