Início » Delta Global » Mercado de veículos pesados vê 2024 com otimismo
Vários caminhões Meteor da Volkswagen enfileirados em um estacionamento

Mercado de veículos pesados vê 2024 com otimismo

Consórcio de veículos pesados surge como uma alternativa financeira acessível para caminhoneiros.

O mercado de veículos pesados, após enfrentar desafios em anos anteriores, vislumbra um cenário promissor para 2024. Com projeções otimistas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que indicam um aumento significativo nos emplacamentos e na produção, surgem novas oportunidades e desafios para os diversos segmentos relacionados ao setor.

Neste contexto, destaca-se o papel do consórcio como uma alternativa financeira viável para a aquisição de veículos pesados, impulsionando o mercado e contribuindo para a renovação da frota.

Previsões para 2024

As previsões da Anfavea apontam para um incremento de 14,1% nos emplacamentos de veículos pesados em 2024, refletindo uma tendência de recuperação após um período desafiador.

A Associação espera que o ano de 2024 registre 160 mil unidades produzidas, somando caminhões e ônibus (veículos pesados). Já os emplacamentos dessas duas categorias juntas devem totalizar 146 mil unidades.

Este aumento na demanda por veículos pesados é impulsionado não apenas pelo mercado interno aquecido, mas também pelo bom desempenho do agronegócio, que gera uma crescente necessidade de transporte de carga.

Além disso, o setor tem investido em melhorias tecnológicas, como motores mais eficientes, sistemas de gerenciamento inteligente e soluções de telemetria e conectividade, visando otimizar as operações e reduzir custos operacionais.

Essas inovações não apenas tornam os veículos pesados mais eficientes, mas também aumentam a atratividade do setor para investidores e consumidores.

Aumento da produção

Os primeiros meses de 2024 trazem números animadores para o mercado de veículos pesados no que se refere à produção. Em janeiro e fevereiro foram produzidos 18.103 caminhões, contra 12.172 no mesmo período do ano passado, um aumento de 48,7%.

Em relação aos ônibus, foram produzidas 3.864 unidades no primeiro bimestre deste ano, contra 2.057 em janeiro e fevereiro de 2023 – aumento de 87,8%.

No que se refere ao licenciamento de caminhões, a Anfavea registrou uma queda de 10,6% no primeiro bimestre de 2024 em comparação ao ano passado. Nos ônibus a queda foi de 31,8% no mesmo período.

Caminhões mais vendidos no primeiro bimestre de 2024

A carta da Anfavea de março listou as marcas que mais venderam caminhões no primeiro bimestre deste ano. Veja:

  1. Volkswagen: 4.079 unidades
  2. Mercedes-Benz: 3.380 unidades
  3. Volvo: 3.071 unidades
  4. Scania: 2.512 unidades
  5. DAF: 1.534 unidades
  6. Iveco: 996 unidades
  7. FCA (Dodge): 477 unidades
  8. Mercedes-Benz Cars & Vans: 354 unidades
  9. Caoa (Hyundai): 55 unidades
  10. Ford: 43 unidades

Impacto nas vendas de consórcio

Nesse contexto de crescimento da produção, o consórcio de veículos pesados surge como uma opção financeira acessível e vantajosa para aqueles que desejam adquirir caminhões, proporcionando flexibilidade e facilidade de pagamento.

O crescimento significativo no número de participantes e volume de créditos comercializados no segmento de consórcios demonstra a confiança dos consumidores nessa modalidade de investimento, que se mostra cada vez mais relevante no mercado de veículos pesados.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o segmento de veículos pesados, que abrange caminhões, tratores, implementos rodoviários e agrícolas apresentou, em 2023, um aumento de 11,8% em relação ao ano anterior.

Um exemplo é o consórcio da Iveco, que vendeu R$ 777 milhões em créditos no ano passado, um aumento de 25% em relação a 2022.

Com sua flexibilidade e vantagens econômicas, o consórcio contribui para a renovação da frota e o crescimento sustentável do setor, consolidando-se como uma peça fundamental no cenário econômico do país.

Tecnologia para caminhões

Como vimos, o mercado de veículos pesados tem avançado com melhorias tecnológicas. Neste contexto, destaca-se o papel do Delta Global como uma referência em tecnologia para caminhões.

Com soluções avançadas de monitoramento ativo e rastreamento em tempo real, o Delta Global oferece às transportadoras uma plataforma completa para gerenciamento de frota e segurança nas estradas.

Seja para monitorar a localização dos veículos, o desempenho dos motoristas ou o consumo de combustível, o Delta Global proporciona uma visão abrangente e precisa das operações.

Para aproveitar todos os benefícios dessas tecnologias e garantir uma gestão eficiente da sua frota, entre em contato com os consultores do Delta Global hoje mesmo. Garanta mais eficiência, segurança e controle para o seu negócio de transporte.

ASSISTENCIA 24H CORRETOR

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *