Início » Delta Global » Como funciona o rastreador satelital para caminhões
Terra vista do espaço com um satélite GPS orbitando o planeta

Como funciona o rastreador satelital para caminhões

Entenda como funciona o rastreador via satélite, suas principais vantagens e como essa tecnologia é aliada da gestão de frotas.

No cenário atual, onde a eficiência e a segurança nas operações são fundamentais, os gestores de frotas e motoristas de caminhões têm buscado soluções tecnológicas para otimizar suas atividades.

Nesse contexto, os rastreadores veiculares têm se destacado como uma ferramenta essencial, especialmente quando se trata de frotas de caminhões. Entre as diversas opções disponíveis, o rastreador via satélite surge como uma alternativa de alto desempenho e eficácia para o monitoramento e rastreamento em tempo real.

O que é um rastreador satelital?

Todo rastreador utiliza uma rede de satélites para posicionamento em tempo real. As redes globais de posicionamento (GPS, GLONASS, DBS, etc) são redes satelitais. Todavia, esses rastreadores precisam de uma forma de comunicação entre o equipamento e a plataforma. Via de regra, essa forma é a rede de dados móveis, seja 2G (GPRS) ou 4G (LTE). Mas estas tecnologias apresentam áreas de sombra, áreas que as operadoras de telefonia ainda não cobrem. Aí entra o modem satelital para comunicação.

O rastreador via satélite é especialmente útil para frotas de caminhões ou máquinas agrícolas, uma vez que permite que gestores de frota e motoristas acompanhem o posicionamento e o desempenho dos veículos em tempo real, independentemente da localização geográfica.

Com essa tecnologia, é possível obter informações precisas sobre rotas, paradas, velocidade, quilometragem percorrida e até mesmo o comportamento dos motoristas, proporcionando uma gestão mais eficiente e segura das operações.

GESTAO DE FROTAS 1

Qual a diferença do rastreador satelital para o tradicional?

A principal diferença entre o rastreador via satélite e o tradicional reside na forma de comunicação para transmitir os dados de localização e outras informações relevantes.

Enquanto o rastreador tradicional utiliza a rede de operadoras de telefonia celular (2G/4G) para enviar os dados, o rastreador via satélite utiliza sinais de satélites de comunicação, garantindo uma cobertura em 100% do território global.

Essa diferença no meio de comunicação traz algumas consequências importantes:

Cobertura

Como mencionado anteriormente, o rastreador via satélite oferece cobertura global, isso o torna ideal para uso em regiões remotas, áreas rurais, oceanos e locais onde o acesso à rede de telefonia celular é limitado.

Os rastreadores normais dependem da cobertura da rede celular. Embora em áreas urbanas e bem desenvolvidas a cobertura seja geralmente adequada, em locais remotos ou em alguns países com infraestrutura limitada, a eficiência do rastreamento pode ser afetada.

Custos e planos

Os rastreadores satelitais costumam ter um custo inicial mais elevado em relação aos rastreadores normais. Além disso, a comunicação via satélite pode envolver custos adicionais, como assinatura de serviços de dados ou planos específicos.

Os rastreadores que utilizam a rede de operadoras de celular geralmente são mais acessíveis em termos de custo inicial. A comunicação por meio de redes celulares é mais comum e, em muitos casos, está incluída em pacotes de dados ou planos de telefonia móvel existentes.

Precisão e atualização de dados

Os rastreadores satelitais costumam oferecer alta precisão na localização, mesmo em ambientes desafiadores. Além disso, os dados de localização são atualizados em tempo real, proporcionando informações atualizadas sobre a posição do dispositivo.

A performance do rastreador normal pode variar dependendo da qualidade do sinal celular e da disponibilidade de torres de telefonia próximas. Em algumas situações, pode haver atrasos na atualização dos dados de localização.

Leia também: A importância da tecnologia para gestão de frotas

Quais os tipos de rastreador via satélite?

Basicamente, podemos organizar os rastreadores via satélite em 2 grupos principais: unidirecional e bidirecional.

Os rastreadores via satélite unidirecional, como o próprio nome sugere, envia dados em uma única direção: do rastreador para plataforma. Ele envia um pacote de dados com a localização e identificação do veículo. Além dessa característica de comunicação, esse é um equipamento básico via satélite, sem a possibilidade de integração com mais dados do veículo ou com outros rastreadores.

Já os rastreadores via satélite bidirecionais permitem a comunicação nos 2 sentidos: ele envia dados para a plataforma e recebe comandos. Isso permite que sensores e atuadores sejam integrados, e que o cliente possa, por exemplo, enviar um comando de bloqueio de um veículo via satélite, garantindo cobertura 100% do tempo. Este equipamento pode funcionar também como um modem satelital, onde outras informações (de outro rastreador, de um tablet com macros, etc) também podem ser enviadas via satélite.

Quais as vantagens do rastreador via satélite?

O rastreador via satélite apresenta diversas vantagens para a gestão de frotas e a segurança nas estradas. Abaixo, destacamos algumas das principais vantagens dessa tecnologia:

Rastreamento em tempo real

Com o rastreador via satélite, assim como o tradicional, gestores de frotas e motoristas têm acesso a informações precisas e atualizadas sobre a localização dos veículos em tempo real. Isso permite um monitoramento eficaz das operações, possibilitando tomar decisões rápidas e assertivas.

Maior cobertura

Como mencionamos, a capacidade de operar em qualquer lugar do planeta é uma das grandes vantagens do rastreador via satélite. Isso é especialmente importante para empresas que operam em áreas remotas ou realizam transporte internacional.

Segurança dos motoristas e cargas

Com o rastreamento em tempo real, é possível identificar eventuais desvios de rota ou situações de risco, permitindo uma ação rápida em casos de emergência ou roubo de cargas.

Controle do comportamento do motorista

A análise dos dados fornecidos pelo rastreador via satélite possibilita o monitoramento do comportamento dos motoristas, incentivando uma condução mais segura e econômica.

Manutenção Preventiva

Com o rastreador via satélite, é possível acompanhar a quilometragem percorrida e o desgaste dos veículos, auxiliando na realização da manutenção preventiva e aumentando a vida útil da frota.

Relatórios gerenciais

A tecnologia do rastreador via satélite permite a geração de relatórios detalhados sobre a performance dos veículos e motoristas. Esses relatórios são valiosos para a tomada de decisões estratégicas e a melhoria contínua das operações.

Melhores rastreadores via satélite para caminhões e máquinas

Deltal Global, o maior e mais completo ecossistema de gestão de frotas da América Latina, possui diversos modelos de rastreadores via satélite para caminhões e outros veículos.

Dos rastreadores mais simples, que apenas enviam a posição do veículo a cada intervalo de tempo, aos mais completos, que além da posição também envia dados de telemática, da situação dos sensores e recebe comandos e mensagens.

Independentemente do tipo de rastreador via satélite, todos eles possuem cobertura global que elimina a necessidade de operadora de celular (2G ou 4G).

Se um rastreador veicular faz sentido para você ou sua empresa, entre em contato com o Deltal Global e conheça as soluções em tecnologia para seu veículo ou frota.

delta global

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *