Início » Delta Global » Temperatura subiu? Saiba como cuidar dos seus pneus!
pneu de carro furado em um asfalto

Temperatura subiu? Saiba como cuidar dos seus pneus!

O calor excessivo do asfalto pode causar danos aos pneus, como deterioração da borracha, maior desgaste, ressecamento, entre outros.

O ano de 2023 entrou para a história como o mais quente já registrado, de acordo com dados impactantes da Organização Meteorológica Mundial (OMM). No Brasil, a média de temperatura alcançou 24,92ºC, superando a média histórica de 1991/2020 em 0,69°C.

As regiões mais afetadas incluem o sul do Pará, Mato Grosso, sul de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, áreas de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceará.

Esse calor extremo não apenas desafia os limites do clima, mas também coloca em foco a importância vital dos cuidados com os pneus em condições de altas temperaturas.

Além do cuidado com a pressão dos pneus, alinhamento e balanceamento, buracos, entre outros, os motoristas também precisar ter atenção com a temperatura do asfalto na hora de dirigir.

Como a temperatura do asfalto afeta os pneus?

A temperatura do asfalto exerce uma influência direta nas propriedades físicas e químicas dos pneus. Em condições de calor intenso, o asfalto atinge temperaturas elevadas, transferindo esse calor para os pneus em contato direto. Esse aumento de temperatura afeta a composição do pneu de várias maneiras.

Primeiramente, o calor pode causar uma expansão térmica no ar contido dentro do pneu, elevando a pressão interna. Isso pode levar a uma leitura de pressão mais alta do que a calibragem adequada. Em contrapartida, quando o veículo para e os pneus esfriam, a pressão pode diminuir, afetando a estabilidade e a eficiência do veículo.

A Continental, renomada na indústria, destaca que a pressão dos pneus pode aumentar uma libra para cada 5,5 ºC de aquecimento. A calibragem inadequada não só compromete a segurança, mas também contribui para um aumento significativo no consumo de combustível, aproximadamente 1,5% a cada 4 libras a menos

Aqueles que calibram os pneus em dias quentes podem experimentar uma queda brusca na pressão quando a temperatura ambiente diminui, destacando a necessidade de monitoramento constante.

Além disso, a temperatura elevada do asfalto aumenta a temperatura da borracha dos pneus. Isso pode levar a um amolecimento da borracha, comprometendo sua durabilidade e aderência. Em casos extremos, o calor excessivo pode contribuir para o desgaste acelerado da banda de rodagem, reduzindo a vida útil do pneu.

Quantos graus aguenta um pneu de carro?

Os pneus de carros são projetados para resistir a temperaturas elevadas, mas existe um limite. Em condições normais, os pneus podem suportar temperaturas entre 40°C a 60°C. No entanto, em asfalto quente, especialmente em climas extremos, a temperatura pode ultrapassar esses limites, exigindo cuidados especiais.

Quais cuidados tomar com os pneus no calor?

Calibragem Regular: Mantenha a pressão dos pneus conforme as recomendações do fabricante. O calor pode aumentar a pressão interna, portanto, verifique regularmente e ajuste quando necessário.

Escolha de Pneus Adequados: Opte por pneus projetados para lidar com temperaturas elevadas. Pneus de verão ou all-season geralmente possuem composições que lidam melhor com o calor.

Evite Sobrecarga: Não exceda a capacidade de carga recomendada para os pneus. Sobrecarregar o veículo pode aumentar a temperatura dos pneus, resultando em desgaste prematuro.

Inspeção Visual: Faça inspeções visuais frequentes nos pneus, procurando por cortes, bolhas, desgaste irregular e outros sinais de danos. O calor pode acentuar problemas existentes.

Rodízio Regular: Realize o rodízio dos pneus de acordo com as recomendações do fabricante. Isso ajuda a garantir um desgaste uniforme em todas as posições.

Condução Consciente: Evite acelerações e frenagens bruscas, especialmente em superfícies quentes. Uma condução suave reduz o atrito e o desgaste excessivo.

Estacionamento Adequado: Evite estacionar por períodos prolongados sob luz solar direta. Procure sombras ou utilize coberturas para proteger os pneus do calor intenso.

Manutenção do Veículo: Garanta que o veículo esteja com a manutenção em dia, incluindo alinhamento e balanceamento. Um veículo bem mantido contribui para um desgaste mais uniforme dos pneus.

Qual o melhor pneu para o asfalto quente?

Diante do cenário de asfalto quente, a escolha do pneu certo torna-se crucial. Pneus projetados para lidar com altas temperaturas e oferecer aderência superior são ideais, como os do tipo HT (Highway Terrain).

Os pneus HT são conhecidos por oferecerem um desempenho sólido em condições de estrada e proporcionarem uma condução confortável em superfícies pavimentadas. No entanto, a designação “HT” não está diretamente relacionada à capacidade de lidar com as altas temperaturas do asfalto quente.

Optar pelas melhores marcas de pneus é o recomendado.

Conte com uma Assistência 24h

A Assistência 24h oferecida pela Delta Global destaca-se como um serviço altamente eficaz para a manutenção veicular, proporcionando uma solução abrangente para situações emergenciais, especialmente quando se trata da troca de pneus em ruas e estradas.

Com uma rede de profissionais qualificados e equipamentos especializados, a Delta Global assegura uma resposta rápida e eficiente para lidar com contratempos relacionados aos pneus, seja por furos, danos ou outras eventualidades.

  • Troca de pneu;
  • Guincho;
  • Pane Mecânica e Elétrica;
  • Pane seca;
  • Chaveiro;
  • Transporte emergencial;
  • Limpeza e higienização;
  • Retorno pós-acidente;
  • Rastreamento em tempo real;
  • Hospedagem para conserto;
  • E muito mais!

Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços ou entre agora mesmo em contato com um consultor Delta Global.

GESTAO DE FROTAS 4

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *