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LGPD para corretores de seguros: o que você precisa saber

A LGPD é uma lei que está em vigor desde 2020 e visa, principalmente, proteger dados sensíveis, considerados pessoais. Para os corretores de seguro, que utilizam essas informações como insumo para exercer as atividades, a nova lei pode causar impactos. Confira, neste artigo, como se preparar para eles.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está em vigor desde 2020, foi criada pensando na proteção de dados sensíveis de toda a população. Com ela, empresas de todos os setores foram impactadas de certa maneira. Não de uma forma negativa, afinal, o objetivo da lei é proteger toda a população de ataques e roubos de seus dados sensíveis.

No entanto, com a mesma entrando em vigor, diversos tipos de negócios, principalmente aqueles que trabalham diretamente com os dados de seus clientes e funcionários, tiveram (e ainda têm) que se reestruturar para atender às novas regras.

No setor de corretoras de seguros não foi diferente. O ramo, que trabalha diretamente com informações sigilosas de seus clientes fixos e potenciais, também precisou passar por uma nova adaptação. Se esse é o seu caso e você precisa de ajuda para entender o impacto da LGPD para corretores de seguros, continue a leitura.

Neste artigo, você poderá entender melhor o que é a LGPD, quais dados a lei protege e como o seu negócio pode se preparar para ficar dentro das diretrizes. Boa leitura!

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O que é a LGPD?

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma lei que foi sancionada em 2018, pelo então presidente Michel Temer.

A mesma visa estabelecer regras para que os dados sensíveis de toda a população, seja funcionário ou cliente de empresas, estejam seguros. Com ela, evita-se o vazamento de informações sigilosas.

Apesar de ter sido sancionada em 2018, a lei só entrou em vigor em 2020. Esse espaço de tempo de dois anos entre um ato e outro foi necessário e fundamental para que as empresas estabelecessem normas e diretrizes internas para o tratamento dos dados sensíveis.

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Quais tipos de dados a LGPD protege?

A lei garante a proteção de dados de todas as pessoas físicas. Os principais dados protegidos, são:

  • Nome;
  • Sobrenome;
  • RG;
  • CPF;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • E-mail;
  • Dados e informações bancárias;
  • Informações de cunho digital, como GPS, endereço IP, etc.

 A LGPD serve, principalmente, para proteger os dados de pessoas físicas. Dados de pessoas jurídicas e empresas não são considerados sigilosos de acordo com a lei.

Impactos da LGPD para os corretores de seguros

Os corretores de seguros são um dos principais profissionais afetados com a nova lei. Isso porque necessitam diretamente das informações de clientes em potencial para fechar novas vendas.

No entanto, mesmo sendo diretamente impactados, não significa que o trabalho se tornará muito mais difícil, significa apenas que será necessário um pouco mais de atenção e zelo com as informações recebidas.

Dentro dos principais impactos da LGPD para os corretores de seguro está presente a necessidade de autorização explícita do usuário. Sendo assim, a empresa corretora e/ou o corretor que for captar e ter acesso aos dados pessoais deverá possuir uma autorização do titular das informações.

O termo de consentimento, que deve ser elaborado pela empresa de acordo com a LGPD, não precisa ser assinado, necessariamente, presencialmente. O mesmo pode ser enviado para os clientes por e-mail ou até mesmo WhatsApp, facilitando para todos.

É válido lembrar, também, que a lei exige a coleta e retenção apenas dos dados necessários para os objetivos do negócio. Desta maneira, evita-se o acúmulo de informações sigilosas. Sendo assim, atente-se na hora de coletar as informações e evite manter um excesso no seu banco de dados.

Outro ponto sobre a LGPD para corretores de seguros é que pode ser necessário realizar uma atualização das políticas corporativas. O ideal é que as novas políticas tenham regras explícitas em relação ao acesso e uso de dados sensíveis dos usuários.

Deixe claro quem pode ter acesso aos dados, quando eles podem ser acessados, e tenha certeza de que todos os funcionários estão cientes das novas regras e diretrizes.

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Como se preparar para a LGPD em corretoras de seguro

Apesar de ser um tópico muito sério, a Lei Geral de Proteção de Dados não é um bicho de sete cabeças. Com cuidado e atenção na rotina diária é possível exercer a profissão com maestria e dentro das diretrizes legais.

Para isso, algumas boas práticas podem ser adotadas na sua empresa corretora. Confira abaixo.

Realize treinamentos

Nem todos os seus funcionários estarão cientes da necessidade e importância do cuidado com os dados sensíveis dos usuários. Por isso, principalmente no início, realize treinamentos e elabore explicações didáticas para que todo o time possa entender a necessidade e como ter esse cuidado com as informações.

Para funcionários que já estão na casa, um ou dois treinamentos ao longo do ano podem ser o suficiente. Já para novos funcionários, realize a formação logo no início do trabalho. Além disso, sempre que realizar uma nova alteração na política de governança, lembre-se de certificar-se que todos estão cientes das alterações.

Mude a cultura

Em determinados negócios é comum que todos os funcionários tenham acesso a todas as informações. No entanto, além de isso não ser necessário, também pode ser antiético.

Sendo assim, mude essa cultura da empresa para evitar problemas. Reveja os acessos e quem tem liberdade para acessar todas as informações e converse com o time para que isso fique bem claro.

Além disso, inclua na cultura da empresa o hábito de enviar o termo de consentimento para todos os usuários. Isso será muito importante para estar respaldado em qualquer situação.

Como observado, a Lei Geral de Proteção de Dados serve para garantir que não ocorrerá vazamento de informações sigilosas, garantindo, também, a transparência nas relações entre clientes e empresas.

No mundo dos negócios, é fundamental sempre estar atualizado em relação às novidades que envolvem o mercado, e para isso, você pode contar com o auxílio de blogs especializados no seu ramo, como o blog do Delta Global.

Com atualizações semanais, você sempre pode ficar por dentro e receber novas dicas para inovar na sua empresa corretora de seguros para veículos e frotas.

E então, que tal continuar aprendendo? Confira nosso artigo sobre como conquistar e reter mais clientes na era do digital!

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