Início » Delta Global » O que é SUSEP e como tirar: guia para corretores de seguros
Homem de camisa branca abrindo a porta de um carro

O que é SUSEP e como tirar: guia para corretores de seguros

No dinâmico mundo dos seguros no Brasil, a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados – emerge como um órgão regulador e fiscalizador essencial para garantir a solidez, transparência e confiança no setor.

Para os corretores de seguros, compreender o papel da SUSEP é fundamental, não apenas para atuar em conformidade, mas também para proporcionar um serviço de qualidade aos seus clientes.

O que é SUSEP?

A SUSEP, Superintendência de Seguros Privados, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia do Brasil. Seu papel é regular, supervisionar e fiscalizar as atividades relacionadas a seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguro no país.

Ela foi criada com o objetivo de garantir a estabilidade e o desenvolvimento do mercado de seguros, bem como a proteção dos consumidores e a solvência das empresas do setor.

Nos seus primeiros meses de 2023, por exemplo, a SUSEP arrecadou R$ 181,77 bilhões, o que representa crescimento de 7,7% em relação ao primeiro semestre de 2022. No mesmo período, o setor de seguros devolveu à sociedade R$ 113,64 bilhões.

corretor de seguros 1

E o que é registro ou certificação SUSEP?

O registro SUSEP refere-se ao processo de obtenção de autorização legal para operar no mercado de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguro no Brasil.

Essa certificação é um requisito obrigatório para pessoas físicas ou jurídicas que desejam atuar como corretoras de seguros, seguradoras, previdências complementares abertas, empresas de capitalização e resseguradoras.

Por meio do registro SUSEP, os consumidores têm a garantia que as empresas e corretores de seguros seguem as normas, regras e regulamentações estabelecidas pela SUSEP. Além disso, garante a solvência das corretoras e a integridade do mercado.

Ou seja, ter a certificação SUSEP é essencial para operar legalmente no mercado de seguros no Brasil. É uma garantia para os clientes de que estão lidando com profissionais e empresas devidamente autorizadas e regulamentadas, o que contribui para a transparência, a confiança e a segurança nas relações comerciais do setor de seguros.

Como tirar o registro SUSEP para corretor de seguros?

O processo de registro SUSEP envolve ser aprovado em um exame, submissão de documentos, formulários e informações específicas à autarquia, que analisa a solicitação e verifica se o profissional atende aos requisitos estabelecidos. Esses podem incluir critérios como capacidade técnica, capacidade financeira, idoneidade, entre outros.

Passo 1: Exame para Habilitação de Corretores de Seguros

O primeiro passo para conseguir um registro SUSEP é passar no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros. Esse é aplicado pela Escola Nacional de Seguros (ENS), outrora conhecida como Funenseg.

O exame é aplicado pela internet, duas vezes ao ano, durante quatro dias seguidos. Veja a distribuição:

1º dia: Prova de Capitalização

2º dia: Prova de Vida e Previdência

3º e 4º dias: Prova de Demais Ramos

Para os profissionais que já possuem habilitação em Capitalização e Vida e Previdência, basta fazer a Prova de Demais Ramos.

Os requisitos para fazer o exame são:

  1. Ter ensino médio completo;
  2. Ter 18 anos ou estar emancipado;
  3. Ter habilitação em Capitalização: interessados no Exame para Habilitação em Vida e Previdência;
  4. Ter habilitação em Capitalização, Vida e Previdência: interessados no Exame para Habilitação em Demais Ramos.

Através do exame, a ENS avalia o conhecimento dos candidatos em relação a diversos aspectos do setor de seguros, incluindo produtos, regulamentações, ética profissional, gestão de riscos, entre outros.

O exame é composto por cerca de 200 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e duração de três horas em cada um dos dias.

São aprovados os candidatos que acertarem, pelo menos, 70% das questões e não zerar nenhuma das provas.

Quanto custa?

O valor depende de quais provas o candidato quer fazer. Veja os valores atualizados de 2023:

  • Capitalização: R$ 480
  • Vida e Previdência: R$ 480,00
  • Capitalização, Vida e Previdência: R$ 915
  • Demais Ramos: R$ 960
  • Todos os Ramos: R$ 1.830

Curso

Muitos profissionais interessados em passar no exame e tirar a SUSEP optam por realizar cursos preparatórios pagos.

A ENS oferece um Curso para Habilitação, que dura cerca de sete meses e é mais completo, e Curso Preparatório para o Exame, que é específico para cada prova e tem duração de cerca de 100 horas cada.

Passo 2: Documentação

Certifique-se de que você atende a todas as exigências, incluindo documentação, formação acadêmica, experiência profissional e outras especificidades do setor.

Os documentos exigidos são:

  • Identidade e CPF;
  • Título de eleitor;
  • Certificado de Reservista (para homens);
  • Declaração que ateste não ter sido condenado em crimes nos últimos cinco anos (alínea ‘c’ do art. 3º, da Lei nº 4.594, de 1964);
  • Certificado de habilitação técnico-profissional (Exame da ENS).

Todas as normas e requisitos podem ser consultados na Circular SUSEP, de abril de 2000.

Passo 3: Acesse o Portal da SUSEP

Acesse o portal oficial da SUSEP e clique em “Emitir Certidão SUSEP

Passo 4: Preencha a Documentação

Preencha os formulários e documentação exigidos pela SUSEP de acordo com as instruções fornecidas. Certifique-se de fornecer informações precisas e completas para evitar atrasos no processo.

O processo é totalmente gratuito!

Passo 5: Análise e Aprovação

Após a submissão da documentação, a SUSEP realizará a análise do seu processo. Esse processo pode levar algum tempo, e é importante aguardar a aprovação antes de iniciar suas atividades como corretor de seguros.

Passo 6: Recebimento do Registro

Uma vez aprovado, você receberá o registro da SUSEP, que é uma comprovação da sua autorização para atuar como corretor de seguros no Brasil. Esse registro deve ser mantido em local visível no seu estabelecimento.

Delta Global: sua parceira na Assistência 24h para Seguros Auto

Conhecer e cumprir as regulamentações da SUSEP é uma parte essencial do sucesso como corretor de seguros. E para oferecer um serviço ainda mais diferenciado aos seus clientes, o Delta Global apresenta sua Assistência 24h para Veículos.

Com nossa solução, os corretores de seguros têm a vantagem de proporcionar aos clientes um serviço de assistência 24h em casos de imprevistos no trânsito, acidentes ou necessidades emergenciais.

Valorize ainda mais o seu trabalho ao oferecer tranquilidade aos seus clientes

Em um cenário em que a arrecadação do setor de seguros cresce e as demandas dos clientes se tornam mais complexas, ter o conhecimento da SUSEP e contar com parceiros como o Delta Global pode ser a chave para se destacar no mercado e construir uma reputação sólida como corretor de seguros comprometido com a qualidade e o profissionalismo.

Seja parte dessa transformação e ofereça o melhor aos seus clientes com a Assistência 24h do Delta Global. Saiba mais em nosso site e entre em contato para explorar as vantagens que podemos trazer ao seu negócio e aos seus clientes.

banner 1

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *