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Um homem de terno dentro de um carro conversando com outro homem, também de terno, do lado de fora

Corretor de Seguros: como usar o storytelling para vender?

A prática de storytelling é um método para contar histórias de modo que elas fiquem mais envolventes e atrativas.

Saber utilizar de diferentes táticas e estratégias para aumentar as suas vendas é fundamental para garantir a vivacidade do seu negócio.

As estratégias de marketing, por exemplo, são fundamentais para atrair novos clientes, fazendo com que eles se apaixonem pela solução que a sua empresa oferece e os tornando fiéis à sua marca.

O storytelling não é uma técnica exclusiva do marketing, e pode ser utilizada por diferentes ramos. No entanto, a tática é comumente usada para vender o seu negócio de forma mais atrativa.

Se você está procurando novas formas de vender seguros e quer saber mais sobre como a prática do storytelling pode te ajudar, continue a leitura. Aqui vamos te explicar o que é essa técnica, porquê usá-la e como aplicar no seu negócio. Boa leitura!

O que é storytelling?

A prática de storytelling é comumente definida pelo ato de contar boas histórias. E uma boa história não resume-se apenas em uma trama bacana. Toda a construção precisa ser feita com uma base relevante e envolvente.

A técnica de storytelling pode ser aplicada em diversos mercados, seja para montar uma apresentação de resultados, ou até para a venda de um produto.

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Entenda: tudo é uma história. Em uma apresentação de resultados, por exemplo, você vai contar quais foram os dados do mês e qual o caminho percorrido para chegar até ali. O sucesso de tal apresentação, no entanto, pode estar diretamente relacionado com a forma que você vai construir sua narrativa.

No ramo de vendas de seguros para veículos isso não é diferente. Pense por aí, o que chama mais atenção: um anúncio dizendo para comprar um seguro ou uma história, de um cliente real que se beneficiou, de fato, do seu serviço? Qual das duas opções vai chamar a atenção do seu cliente?

Para praticar o storytelling não é preciso muito. Basta decidir a história e como ela será contada. Abaixo, você confere os principais motivos para aplicar essa técnica no seu negócio e, em seguida, entenderá como usá-la para vender mais seguros.

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Razões para usar storytelling para vender seguros

Abaixo, confira porque usar o storytelling na venda de seguros pode aumentar suas vendas.

Identificação

Tenha em mente que pessoas se identificam e se conectam com pessoas. Ao contar uma boa história, a chance dos seus clientes se identificarem com a situação e se enxergarem como o personagem principal pode ser bem alta.

Ao se identificar com a trama, clientes passam a considerar o seu negócio como um facilitador para solucionar os seus problemas. Assim, aumentam as chances de obter mais clientes.

Leia também: Principais motivos que levam o seguro auto a ser negado

Proximidade

Você já comprou alguma marca que você não sentiu fazer parte daquilo? Que você comprou apenas por necessidade?

Isso pode ter acontecido com produtos que você usa no dia a dia. Por exemplo: um amaciante de roupas. Você vai ao mercado e escolhe a marca mais barata, que tenha um cheiro agradável, ou escolhe uma marca específica, que você sabe que foi feita com alta tecnologia, que perfuma o guarda-roupa e que mantém o cheiro por até 48h?

Veja só: se você opta pela segunda opção, provavelmente você se sente próximo daquela marca. Você entende que ela está ali para te ajudar no dia a dia, e provavelmente você também é um cliente fiel.

O mesmo pode acontecer em outros cenários, como: você só frequenta a mesma rede de supermercados e farmácias, porque sabe que eles sempre oferecem boas condições para te ajudar.

Mas, o que isso tem a ver com storytelling? É simples: se você sente essa proximidade com a marca, provavelmente é porque você teve algum contato com ela. Você pode ter assistido um comercial que te cativou, visto um post na rede social que você se identificou, viu um relato de um cliente no site que você se viu naquilo.

Todas essas formas de contar histórias geram mais proximidade com o cliente, aumentando as chances dele escolher você e se tornar fiel.

Oportunidade

A prática de storytelling não precisa que algo muito especial aconteça para que você tenha uma oportunidade de negócio. Qualquer pequeno diferencial do seu empreendimento, se bem contado, pode se tornar uma grande oportunidade.

Você não precisa esperar por datas especiais ou preços baixos para criar uma super oportunidade para oferecer seus serviços ao seu cliente.

Identifique os seus diferenciais e entenda como você pode falar sobre isso para os seus clientes de forma atraente e envolvente.

Como usar storytelling para vender seguros?

Você já entendeu como a prática de storytelling pode ser valiosa para o seu negócio. Mas, como aplicá-la no seu empreendimento para realmente conseguir melhores resultados?

Tenha em mente que você não precisa ser um grande profissional de marketing ou redator para conseguir contar uma boa história.

Antes de tudo, coloque-se no lugar do seu cliente. Se você fosse comprar um seguro:

  • O que você buscaria?
  • Quais diferenciais chamariam a sua atenção?
  • Como você gostaria de ver as comunicações da empresa?

Após entender esses fatos, tente também conversar com seus clientes já existentes e pergunte a eles quais foram os diferenciais que os fizeram optar pela sua empresa.

Ao entender as dores dos seus clientes e quais são os seus diferenciais, pense em como comunicar a eles de maneira atrativa. Pode ser em formato de um post na rede social, pode ser um vídeo no Youtube, pode ser um comercial na televisão.

Agora, pense em como contar a história que precisa ser contada. Como o seu seguro ajuda seus clientes? Como o seu seguro garante uma vida mais tranquila?

É claro que exaltar as vantagens financeiras é importante, mas não é só isso. Mostre aos seus clientes como o seu negócio pode ser um aliado de verdade para o dia a dia. Mostre que ter um seguro e assistência 24h garantem facilidade para resolver os imprevistos, contar com um seguro permite ter mais segurança para a família, e assim por diante.

Esperamos que essas dicas tenham sido valiosas para você e que te ajudem a construir um negócio ainda mais vantajoso.

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