Início » Delta Global » Tombamento de caminhão: O que fazer quando ocorrer?
caminhão tombando para o lado

Tombamento de caminhão: O que fazer quando ocorrer?

Diariamente diversos veículos pesados transitam pelas rodovias brasileiras.

A realidade das vias é alarmante em diversos pontos – e acredite, com direito a BRs que sequer são asfaltadas – colocando diversos veículos sob risco de danos e acidentes.

Não raramente transportes pesados acabam tombando nas vias gerando prejuízos enormes.

A causa mais comum para tombamento de veículos é o excesso de velocidade. Carros tendem a derrapar antes de tombar, mas, com transportes pesados a situação é diferente.

O tombamento ocorre antes da derrapagem. O mais comum ocorre quando o veículo de carga realiza uma curva estando em uma velocidade acima do ideal.

GESTAO DE FROTAS

Todo o peso no lado interno é transferido para o lado externo da curva, no que é chamado de limiar de tombamento. Neste instante os pneus são levantados e o veículo cede para um acidente irreversível.

O fator humano é responsável por 90% dos acidentes gerando consequências econômicas, humanas e até mesmo ambientais em alguns casos.

Leia mais: Gestão de frotas: tudo que você precisa saber sobre!

Além do prejuízo financeiro, e o risco de fatalidades, dependendo da carga que é carregada há a possibilidade de poluição do meio ambiente.

A melhor forma de prevenir esse tipo de acidente é a manutenção da frota e o trabalho de conscientização com os motoristas.

Existem ainda formas de acompanhar a velocidade dos veículos e correlacionar com a velocidade permitida para a via com plataformas de dados como o Delta Fleet, plataforma de gestão de frotas da Delta Global.

Através dele o gestor pode saber a velocidade do transporte através da telemetria, condição do asfalto, dados do motorista e velocidade permitida para a via transitada.

Soluções

Ainda que a prevenção seja a melhor forma de evitar perdas financeiras e humanas, ainda assim é preciso contar com meios adequados para responder aos problemas. Como não existe garantia de 100% para prevenção a transportadora deve estar preparada para agir caso um tombamento ocorra.

Com a Delta, o gestor de frotas tem na sua mão uma gama de possibilidades que podem lhe auxiliar e ajudar na resolução deste problema de forma menos fatigante.

Existem planos variados onde a transportadora pode buscar o que melhor se adequar a sua realidade e seus planos.

O serviço de destombamento garante que tanto cavalo quanto carreta sejam destombados e removidos até um local especificado pela transportadora – seja um pátio, estacionamento ou mecânica.

Eventuais custos excedentes não são empecilho, já que o Delta garante o destombamento acertando custos excedentes com o cliente para pagamento posterior.

O importante é resolver o problema e liberar a via tão logo seja possível.

Segunda remoção no mesmo atendimento

Outro diferencial que a Delta Global possui está na garantia da Segunda Remoção.

Através dela, um veículo pode ser destombado e transportado mais de uma vez, se necessário, com uma segunda viagem sem custo extra e com cobertura de 60km.

Se por algum motivo o cavalo necessitar repousar em algum local, e no dia seguinte precisar ser transportado para uma oficina, a transportadora estará coberta – quando as demais seguradoras cobrariam pela segunda remoção.

Se na primeira viagem ele for levado para um mecânico, e a transportadora mudar de ideia e decidir por outro profissional, é perfeitamente possível transportá-lo para outro ponto sem custos excedentes, se o mesmo ficar dentro da cobertura de quilometragem prevista de 60km.

Suporte a veículos carregados

Existe também o suporte para veículos carregados. Dependendo da carga que era transportada é necessário o transbordo, e com a Delta é possível acionar sua rede de assistência para dar o suporte necessário.

O suporte conta com atendimento especializado de profissionais com experiência que entendem os contextos e situações enfrentadas nesse tipo de situação.

O contato pode ser feito tanto por serviço 0800 quanto por chatbot via Whatsapp.

Conclusão

O bom senso é determinante ao apontar a prevenção como melhor forma de minimizar danos e perdas financeiras.

Trabalhar com os profissionais do transporte para que estejam sempre atentos a velocidade da via e direção defensiva – aliada a manutenção constante dos veículos – ajuda a evitar dores de cabeça.

Plataformas como o Delta Fleet ajuda a acompanhar a situação da frota em tempo real.

Onde o veículo está, a condição da rodovia trafegada, histórico do motorista e monitoramento da velocidade.

Isso ajuda ao gestor evitar possíveis acidentes, caso note algum transportador mais rápido do que deveria e acioná-lo para reduzir a velocidade.

Ainda assim, prevenir e monitorar não são garantias totais de que tombamentos não devem ocorrer. Um plano de ação para isso é fundamental.

A Delta entendendo as necessidades do mercado trabalha para oferecer suporte adequado da melhor forma para cada realidade de cada transportadora.

Isso ajuda que elas diminuam perdas, economizem tempo e contem com profissionais qualificados para a resolução desse tipo de situação.

DELTA GLOBAL

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *