A troca de veículos a combustão por carros e caminhões elétricos tem seus benefícios, mas também há riscos a ser analisados
A eletrificação da frota é um tema cada vez mais relevante para empresas que buscam modernizar suas operações, reduzir custos e minimizar o impacto ambiental. Com o crescimento nas vendas dos veículos elétricos, impulsionado pela chegada de montadoras chinesas, muitas empresas estão considerando a troca de seus veículos a combustão.
No entanto, essa transição envolve uma série de fatores que precisam ser cuidadosamente analisados para garantir uma implementação bem-sucedida. Desde o custo inicial de aquisição e infraestrutura de carregamento até a manutenção e o desempenho dos veículos elétricos, cada aspecto deve ser avaliado com atenção.
Neste artigo, vamos explorar os principais pontos que empresas de transporte de mercadorias e atendimento local de serviços devem levar em conta antes de iniciar a eletrificação da frota.
Eletrificação da frota: conceito
A eletrificação da frota refere-se ao processo de substituição de veículos movidos por motores a combustão interna (que utilizam gasolina, diesel ou etanol) por veículos elétricos, que são alimentados por baterias recarregáveis.
Essa transformação não se limita apenas à troca dos veículos, mas também envolve a adaptação de toda a infraestrutura necessária para suportar essa nova tecnologia, como a instalação de pontos de recarga e a integração de sistemas de gerenciamento de energia.
Vantagens da Eletrificação da Frota
A adoção de veículos elétricos em uma frota pode trazer diversos benefícios, como a diminuição das emissões de gases poluentes, custo menor de manutenção e maior eficiência energética.
Conheça todos os benefícios:
1) Redução de custos operacionais
Veículos elétricos possuem menos componentes móveis em comparação com os veículos a combustão interna. Isso se traduz em menor necessidade de manutenção e menor risco de falhas mecânicas.
Além disso, o custo de eletricidade para carregar veículos elétricos é geralmente mais baixo do que os custos de combustível fóssil, resultando em economia significativa no longo prazo.
2) Sustentabilidade e redução de emissões
A eletrificação da frota contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ajudando a empresa a cumprir metas ambientais e a promover uma imagem de responsabilidade social e ambiental. Com as regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas, ter uma frota elétrica pode também facilitar o cumprimento dessas normas.
3) Incentivos governamentais
O Governo Federal está incentivando a eletrificação da frota por meio do Programa Mover. O principal objetivo do programa é a diminuição das emissões de carbono no país (descarbonização) por meio de veículos sustentáveis, como os carros elétricos.
O programa prevê que a cada R$ 1 investido em pesquisas de novas tecnologias sustentáveis e carros com menos emissão de CO2, a fabricante receba entre R$ 0,50 a R$ 3,20 em créditos para abater em impostos.
Em tese, as fabricantes são incentivadas a investir em infraestrutura para carregamento rápido nas cidades e nas estradas, além de baratearem o preço dos carros, pontos fundamentais para que a eletrificação da frota seja algo plausível.
4) Imagem corporativa
A adoção de uma frota elétrica pode melhorar a imagem corporativa da empresa, destacando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Isso pode atrair clientes e parceiros que valorizam práticas empresariais ecologicamente corretas.
Riscos da eletrificação da frota
Apesar dos avanços significativos nos últimos anos, a adoção de uma frota totalmente elétrica apresenta uma série de desafios para as empresas brasileiras. Conheça alguns:
1) Infraestrutura de recarga
A infraestrutura de recarga ainda é limitada em muitas regiões, o que pode dificultar a operação eficiente de uma frota elétrica. Atualmente, o Brasil possui cerca de 3,6 mil pontos de recarga para carros elétricos, a maioria em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Todos pontos são de investimento da iniciativa privada, de fabricantes como Volvo e BYD.
É necessário investir em estações de recarga nas instalações da empresa e garantir que existam pontos de recarga suficientes nas rotas operacionais.
2) Alto investimento
O investimento inicial para a compra de veículos elétricos e a instalação de infraestrutura de recarga pode ser elevado. Isso pode representar um desafio financeiro significativo, especialmente para pequenas e médias empresas.
Hoje, julho de 2024, o carro elétrico mais barato no Brasil é o Renault Kwid E-Tech, que sai por R$ 99.990, segundo o site da fabricante. Já o carro a combustão mais barato é o Fiat Mobi Like 1.0, que está custando R$ 72.990.
Entre os caminhões existem poucas opções de motores elétricos. Somente as chinesas JAC, XCMG e a BYD vendem caminhões elétricos no Brasil, com preços variando entre R$ 550 a R$ 1,3 milhão. Esses valores ainda estão bem acima dos caminhões à diesel, que custam a partir de R$ 210 mil.
3) Autonomia e tempo de recarga
Os veículos elétricos ainda enfrentam limitações de autonomia. Os vendidos hoje no Brasil possuem uma autonomia entre 250 e 400 quilômetros, mas isso considerando viagens nas quais o veículo permaneça em uma velocidade constante (média de 70 Km/h). Carros movidos a motor 1.0 turbo, por exemplo, podem ter uma autonomia de mais de 600 quilômetros à gasolina.
O Renault Kwid E-Tech, por exemplo, possui uma autonomia de 185 quilômetros, segundo o Inmetro. Já a autonomia do Fiat Mobi Like 1.0 chega a quase 700 quilômetros na estrada.
Além disso, o tempo de recarga pode ser uma desvantagem, dependendo das necessidades operacionais da empresa. A gestão eficiente do tempo de recarga e o planejamento adequado das rotas são essenciais para mitigar esses riscos.
4) Desvalorização
A rápida evolução da tecnologia de veículos elétricos pode resultar em desvalorização acelerada dos veículos atuais. As empresas precisam estar cientes das inovações e avanços tecnológicos para tomar decisões informadas e evitar a obsolescência precoce dos veículos adquiridos.
Afinal, vale a pena eletrificar a frota?
O propósito deste texto foi apresentar os prós e contras da substituição dos veículos à combustão pelos elétricos. Antes de começar a eletrificação da frota, é necessário avaliar cuidadosamente os riscos e estar preparado para enfrentar os desafios associados a essa transição.
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