Com a rápida ascensão do uso de Inteligências Artificiais dentro de diversas profissões, mesmo com seu uso não sendo 100% seguro, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar fraudes.
A crescente quantidade de Inteligências Artificiais que está surgindo no mercado é bastante significativa. IAs, como o Chat GPT, surgem, principalmente, com o objetivo de facilitar e ajudar a rotina, tanto na vida profissional quanto pessoal.
Atualmente, já existem IAs para diversos objetivos. O Chat GPT, por exemplo, te ajuda desde fazer uma receita a partir dos ingredientes que tem na sua geladeira, até a criar um código de programação para construir jogos. Além dela, também existem outras que podem servir para produzir imagens e sons.
Apesar delas terem nascido com o objetivo de serem úteis, elas podem acabar não sendo muito seguras . Além disso, a falta de regulamentação desses serviços torna-os ainda mais perigosos, gerando problemas para algumas empresas.
Um exemplo claro é o caso da Samsung, onde funcionários usaram uma IA para ajudar na rotina, mas colocaram dados sigilosos na ferramenta – que não garante sigilo dos históricos de conversa. O resultado: informações confidenciais da empresa foram vazadas. Em alguns países, inclusive, como a Itália, algumas dessas tecnologias já foram banidas.
Considerando casos como esse, torna-se fundamental tomar muito cuidado com novas tecnologias, incluindo no ramo de corretores de seguros. Neste artigo, você pode entender melhor quais riscos essas ferramentas oferecem para o ramo e como se prevenir para evitar fraudes e vazamentos. Confira!
Principais riscos da tecnologia para corretores de seguros
Abaixo, confira os principais riscos da tecnologia para corretores de seguros.
Imagens criadas por IA
Um caso recente de imagem criada por IA gerou um grande burburinho na internet. A imagem do Papa Francisco, com uma jaqueta da Balenciaga, causou discussões. No entanto, a imagem foi gerada por IA, e também gerou muitos questionamentos em relação à dificuldade de identificação da veracidade dos fatos.
Veja bem: o exemplo não está diretamente relacionado ao ramo de corretores de seguro, no entanto, a tática pode ser facilmente usada para fraudes. Com a facilidade de criar imagens irreais, porém bastante realísticas, pode tornar-se mais fácil burlar o sistema.
Nesse quesito, as fraudes podem acontecer tanto por parte dos clientes, quanto por criminosos se passando pela empresa para tirar vantagem de outras pessoas.
IA generativa
Determinadas IAs generativas, como ChatGPT e o Midjourney, são capazes de realizar diversas atividades, como projetar casas, escrever textos, produzir códigos e até imitar vozes humanas.
Sabendo desses fatos, gera-se uma série de preocupações, uma vez que é possível se passar por outras pessoas com facilidade, por exemplo.
Quais os principais fatores que levam pessoas a cometerem fraudes em seguros?
Os fatores que levam as pessoas a cometerem fraudes em seguros podem ser os mais variados possíveis.
Dentre os motivos, sem dúvidas, a falta de ética e moral está no topo. Assim, pessoas com esse perfil não precisam de um motivo para tentar burlar o sistema. Apenas uma brecha – ou facilidade com essas tecnologias – é o suficiente para a tentativa de se beneficiar de algo que não lhe pertence.
Ainda, a sensação de impunidade também pode ser um fator motivante para a ocorrência de fraudes.
Como prevenir esses problemas?
Embora o uso de tecnologias seja muito bem-vindo para facilitar a rotina de corretores de seguros, é preciso ter muita cautela. Isso porque já foi possível perceber que com elas é possível gerar muitos danos, como fraudes de sinistro e de identidade, vazamento de dados sigilosos, entre outros.
Tendo ciência desses casos, é fundamental redobrar a cautela para evitar problemas. Mesmo que as IAs ainda não sejam regulamentadas, você mesmo pode tomar a iniciativa e se precaver.
Dentro da empresa, incentive a criação de uma política de boas práticas para uso das tecnologias. Nesse documento, estabeleça quais facilidades tecnológicas podem ou não ser usadas na empresa, como e quando elas podem ser usadas e para quais funções elas podem ser utilizadas.
Leia também: LGPD para corretores de seguros: o que você precisa saber
Ainda, tenha certeza que todos os funcionários leram e estão cientes da existência deste documento.
Outro ponto fundamental é contar com o uso de tecnologias seguras e regulamentadas, que forneçam garantia da segurança de todos os dados.
Conte com o Delta Global
Se você busca por soluções tecnológicas seguras e capazes de te ajudar na rotina do dia a dia, você vai adorar conhecer o Delta Fleet.
O Delta Fleet é uma ferramenta que permite realizar todo o gerenciamento da sua frota em um único lugar, seja ela uma frota de carros, caminhões ou implementos agrícolas e náuticos. Com um sistema completo, você consegue:
- Monitorar seus veículos de maneira remota e em tempo real;
- Acompanhar a telemetria veicular para analisar os dados e informações de maneira precisa, facilitando o planejamento de estratégias;
- Chamar o serviço de assistência 24h em casos de problemas;
- Monitorar o consumo de combustível e o abastecimento dos veículos, de forma a economizar com essas despesas;
- Tornar sua operação mais produtiva, com uma visão panorâmica do desempenho dos seus motoristas;
- Realizar uma gestão de riscos completa e detalhada da sua operação logística a partir dos dados observados na plataforma.
Se quiser saber mais sobre a ferramenta, acesse o site do Delta Global e entenda todas as funcionalidades e facilidades que a plataforma oferece.
Mas se você ainda tiver dúvidas sobre o assunto, fique tranquilo. Trouxemos um outro artigo que pode te ajudar a entender como a análise de dados na gestão de frotas pode ser benéfico para o seu negócio. Acesse!
Você, Corretor de Seguros, quer saber mais sobre as soluções da Delta Global, nos chame no WhatsApp: (51) 99813-2637 ou clique aqui.