Início » Delta Global » Como fazer uma boa gestão financeira para corretor de seguros?
corretores de seguros 2

Como fazer uma boa gestão financeira para corretor de seguros?

Uma boa gestão financeira para corretores de seguros está diretamente relacionada com o sucesso do seu negócio.

A má gestão financeira é um dos principais motivos de fechamento de empresas. Isso porque, ao gerenciar mal os valores que entram e saem de caixa, torna-se muito mais fácil tomar decisões erradas e comprometer certas atividades do negócio.

Em contrapartida, quando há uma boa gestão do financeiro de um empreendimento, a chance de o negócio dar certo e prosperar é muito maior, uma vez que os dados corretos podem servir como base para criar estratégias de desenvolvimento.

No caso das corretoras de seguros, não é diferente. E assim como em todas as empresas, há grandes desafios. No entanto, eles não precisam ser encarados como grandes dificuldades.

Com o auxílio de uma rotina organizada e com a ajuda de ferramentas que facilitem a tomada de ação, é possível realizar uma boa gestão financeira para corretores de seguros. Quer saber como? Confira nossas dicas neste artigo.

corretor de seguros 1

O que é gestão financeira?

A gestão financeira, de maneira geral, está relacionada com a forma como uma empresa administra todos os valores que passam pelo negócio. Ou seja: são as estratégias que a empresa adota para gerir os custos fixos e variáveis, assim como a maneira como é administrado todo o valor que entra em caixa.

A partir de uma boa gestão financeira, é possível garantir que as contas estejam sempre em dia, investir em novos equipamentos, novos funcionários, novas capacitações, e assim por diante.

Quando não há uma boa gestão financeira, seja ela por falta de conhecimento, falta de organização ou porque os proprietários acabam misturando o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal, torna-se muito mais difícil realizar um gerenciamento assertivo.

Isso porque será mais complicado identificar onde o dinheiro está sendo gasto, como economizar e dificilmente poderá sobrar dinheiro.

Leia também: LGPD para corretores de seguros: o que você precisa saber

Gestão financeira para corretores de seguros

No cenário das corretoras de seguros, os desafios financeiros podem ser grandes. A maior dificuldade encontrada no ramo está no fato do custo fixo ser superior à receita recebida. Isto quer dizer: não são todas as categorias de seguros que permitem uma carteira que gere receita passiva de maneira recorrente.

Grande parte dos seguros pode funcionar de maneira a receber os valores apenas quando acontece algo ou em períodos específicos do ano. Também, além dos custos fixos serem maiores do que os custos mensais, ainda há a insegurança da possibilidade de o segurado trocar de empresa, por exemplo.

Com a preocupação voltada para esses quesitos, é normal que as estratégias se voltem apenas para a realização da venda de novos seguros, com metas bastante agressivas. Assim, é comum que outras áreas do planejamento financeiro fiquem de lado.

Qual a importância da gestão financeira para corretores de seguros?

Com tantos desafios no ramo, realizar uma boa gestão financeira torna-se fundamental para garantir um negócio saudável e lucrativo.

Por meio da organização, levantamento e acompanhamento de metas e estratégias, uso de ferramentas assertivas e completas, é possível realizar uma gestão certeira e funcional para o ramo, garantindo uma rotina financeira adequada ao longo de todo o ano.

Como fazer a gestão de uma corretora de seguros?

Abaixo, confira algumas dicas de como começar a fazer a gestão da sua corretora de seguros.

1.     Separe as finanças

Um ponto bastante prejudicial no quesito financeiro é a não separação de renda pessoal da empresarial, principalmente em empresas de pequeno e médio porte.

Segundo um levantamento feito pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a taxa de mortalidade de pequenas empresas em seus primeiros anos de vida é de 29%.

Tal valor está diretamente relacionado com a falta de organização financeira. Isso porque, quando se mistura o dinheiro da empresa e o pessoal, é fácil confundir o que pode ser gasto ou não.

Desta maneira, busque estabelecer um salário para você, de maneira que seja saudável e adequado para não prejudicar a empresa, e retire apenas essa quantia. Ao longo do mês, não coloque dinheiro no caixa sem uma estratégia clara, assim como também evite retirar novas quantias que não foram planejadas.

2.     Liste as despesas e receitas

Toda empresa possui despesas, sejam elas fixas ou variáveis, assim como também possui receita mensal.

Para ter um melhor controle, é fundamental ter tudo isso em mente e, se possível, documentado em uma planilha.

Nesta planilha, coloque todos os custos fixos e variáveis. Se você tem dúvidas em relação a isso, veja abaixo:

  • Custos fixos: são aqueles gastos previsíveis, que você deve pagar todos os meses, como: água, luz, internet, aluguel, softwares e ferramentas, etc.
  • Custos variáveis: são os custos que podem ter variações conforme diversas circunstâncias, como comissões, obras, etc.

Além de listar estes dois pontos, também documente os valores recebidos. Assim ficará mais fácil criar previsões e cenários dos próximos meses e até anos.

3.     Conheça o fluxo de caixa

Para isso, é fundamental ter o histórico das operações, seja com um livro de caixa, livro diário, acompanhamento online, entre outras opções.

A partir da observação desse fluxo, é possível observar as particularidades do seu negócio. Por exemplo. Em 2021, 2022 e 2023 as metas de vendas de seguro ficaram muito abaixo do esperado nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Isso pode ter acontecido pelo período de férias.

Tendo isso em mente, para 2024 você conseguirá fazer essa observação, entender os motivos e traçar novos objetivos, como reduzir a meta desses meses e aumentar nos meses de mais vendas, por exemplo.

Alavanque seus lucros com nossas dicas gratuitas: 8 etapas fundamentais para você se sair bem no marketing digital

4.     Conte com o auxílio de softwares

A tecnologia está bastante avançada e hoje é possível contar com muitas ferramentas para auxiliar no dia a dia. No cenário de corretores de seguros, no âmbito financeiro, não é diferente.

Por meio de ferramentas completas e integradas, é possível montar dashboards de acompanhamento em tempo real.

As ferramentas tecnológicas do Delta Global, por exemplo, possuem softwares, hardwares, chatbot, inteligência artificial, Business Intelligence e marketplace para atuar de maneira integrada no seu negócio, com todas as soluções que você precisa.

Acesse para conhecer: www.deltaglobal.com.br

Conheça o Delta Global

Agora que você entendeu a importância de fazer uma boa gestão financeira na sua corretora de seguros, é hora de colocar a mão na massa!

Para isso, conte com o auxílio e a expertise do Delta Global. Presente há anos no mercado e com diversas tecnologias para te ajudar, temos certeza que há uma solução ideal para o seu negócio.

Acesse nosso artigo, conheça um pouco mais sobre a empresa e entenda como o Delta Global pode ajudar o seu negócio!

Corretor de Seguros, nos chame no WhatsApp e saiba mais o que podemos fazer pelo seu negócio. (51) 99813-2637 ou clique aqui!

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *