Diversas empresas do setor de transporte ainda encontram dificuldade em efetivar esta tarefa
O controle de jornada do motorista de caminhão é uma das etapas mais importantes para a garantia de eficiência do setor logístico.
No entanto, o que vemos na prática é que diversas empresas do segmento encontram dificuldades, principalmente na gestão do ponto das equipes que atuam com transporte.
O período de espera em garagens, carga, descarga e trânsito, são variantes da rotina de trabalho que impactam diretamente no excesso de horas trabalhadas e, por consequência, no orçamento dos empregadores.
Conheça a Lei que regulariza o controle de horas trabalhadas
O caminhoneiro possui diversas variantes no exercício da sua profissão, entre elas, o tipo de frete contratado, condição de trafegabilidade e circulação das estradas, períodos de espera e vários outros fatores, muitos deles inesperados, que impactam diretamente na carga horária trabalhada.
Gerenciar o ponto destes profissionais de maneira correta é uma tarefa ainda negligenciada por muitas empresas, mas que possui um peso enorme nas tarefas do gestor.
Muitas vezes, esse gerenciamento é feito de forma manual, com registros do cartão dos colaboradores em papel, impedindo o envio de dados precisos ao financeiro.
O controle que, desde 2015, deixou de ser uma facilidade para se tornar uma regulamentação, através da Lei nº 13.103/2015, passou a regrar a jornada dos motoristas,
Direitos básicos se tornaram obrigatórios como o direito a descanso, intervalos, tempo específico de direção e, principalmente, o registro do período diário trabalhado controlado por meio de um sistema fidedigno.
Como controlar a jornada de trabalho dos motoristas?
Fazer o controle de jornada do motorista e caminhoneiro da empresa não é um bicho de sete cabeças, desde que para isso o gestor de frotas faça uso de tecnologias desenvolvidas especificamente para o atendimento deste nicho.
E o mercado brasileiro, modéstia parte, está repleto das melhores opções do segmento no mundo inteiro.
Fazer este controle requer, antes de tudo, considerar quantas horas o colaborador pode trabalhar por dia e quais intervalos de descanso obrigatório ele possui direito.
Feito isso, é hora de buscar entre as soluções ofertadas, qual delas melhor facilita a administração destes dados dentro do seu sistema de trabalho.
De modo resumido, podemos afirmar que o gerenciamento do ponto dos funcionários externos por meio de software especializado garante acesso à informação em tempo real, através de plataformas digitais e dispositivos móveis, facilitando a vida, tanto da empresa, como do colaborador.
Sem falar também do respaldo legal que o sistema oferece diante de possíveis processos trabalhistas e gastos extras que venham a surgir pelo caminho.
Além, é claro, da preservação e segurança das vidas que estão atrás do volante por estas estradas do Brasil, que é a razão de existir de tudo isso!
Leia mais: Gestão de frotas: tudo que você precisa saber sobre!
Soluções disponíveis no mercado
O software que permite o controle e acompanhamento da jornada do profissional, oferecendo acesso a dados que são de extrema importância para as empresas que dependem dos seus veículos para obter bons resultado, é um dos principais produtos tecnológicos que a Delta Global entrega ao mercado brasileiro.
Se você vem buscando por uma gestão de frotas eficiente e de excelência para o seu negócio, em que seja possível obter dados com precisão, relatórios fáceis de analisar e modo de checagem segura, este é o lugar certo. Converse agora mesmo com nossos especialistas clicando aqui, será um prazer imenso falar desta solução e do quanto ela pode fazer a diferença no seu dia a dia.