Início » Delta Global » Por que as locadoras tem grande parte dos carros com placas de Minas Gerais?
carros locadoras mg 2

Por que as locadoras tem grande parte dos carros com placas de Minas Gerais?

Detran mineiro é conhecido pela cobrança das menores taxas do país

Mesmo com a implantação da Placa Mercosul ainda é comum encontrar pelas ruas veículos emplacados em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Quem costuma locar automóveis ou se atém as letrinhas que a identificação de cada um traz, já percebeu que praticamente todos os carros de locadora, principalmente os utilizados por motoristas de aplicativos, são adquiridos no estado mineiro.

E por que essa preferência por Minas Gerais?

O fato de vermos vários veículos, por todo país, identificados com placas da região sudeste, ao contrário do que muitos acreditam, não está relacionada a uma menor alíquota de IPVA cobrada pelo Governo de Minas.

Já é sabido que em outras partes do Brasil, há percentuais inferiores, como é o caso do Rio de Janeiro.

Então qual seria a causa dessa preferência por parte das locadoras?

A invasão dos veículos mineiros nas ruas do país, de acordo com a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), é impulsionada pelas baixas taxas de serviços cobradas pelo Detran-MG no que ser refere a emplacamento, licenciamento e documentação.

O registro do carro no mesmo dia de entrada da nota fiscal e a ausência de vistoria no caso de zero quilômetro são outros grandes diferenciais que facilitam a vida das empresas de locação sediadas em Belo Horizonte ou que possuem filiais por lá.

Nos demais Departamentos Estaduais de Trânsito o prazo para ter o veículo emplacado varia de 3 a 20 dias.

Menos taxas e maior agilidade nos processos

Enquanto a maioria dos estados brasileiros pratica a alíquota de 1% para incentivar a atuação das empresas locadoras, uma vez que boa parte da arrecadação está no ICMS que é recolhido na compra de um automotor, Minas segue não tendo o IPVA mais baixo, se comparado ao Rio de Janeiro, mas larga na frente quando o assunto é menos taxas e maior agilidade nos processos.

E só quem trabalha no setor sabe o quanto a burocracia torna demorada a distribuição da frota e tempo, não apenas neste ramo, mas em todos os que compõem a economia mundial, é dinheiro!

Por essa razão, a ideia da ABLA é que outros estados passem a ofertar estes mesmos benefícios, tanto para pessoas jurídicas, como físicas.

A busca por condições semelhantes tem motivado muitas conversas, principalmente com o Departamento de Trânsito paulista que pode ser o próximo a entregar estes benefícios.

Até lá e enquanto as Placas do Mercosul não tomarem conta de tudo, vamos seguir encontrando muitos veículos de Belo Horizonte rodando por aí. Já que o total da frota licenciada de locadoras de carros em Minas supera de longe os números de outras regiões do país.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *