O rastreamento de caminhão pode ser uma excelente ferramenta para realizar o gerenciamento da sua frota.
Fazer o gerenciamento de frotas de caminhões pode ser muito mais simples quando a empresa faz uso de ferramentas que ajudam no dia a dia.
Por se tratar de diversos tipos de frotas, que comumente transportam cargas importantes, é fundamental traçar estratégias que garantam a segurança, não só das cargas, mas também dos motoristas.
Para isso, uma ótima solução é contar com o auxílio de ferramentas como o rastreador de caminhão. Se você ainda não sabe como essa opção funciona e como ela pode te ajudar, continue a leitura para entender tudo sobre o assunto.
O que é um rastreador de caminhão?
O rastreador de caminhão é uma ferramenta que serve para saber exatamente onde o veículo está.
A ferramenta funciona a partir da tecnologia de geolocalização via Global Positioning System ou, como todos conhecem, o famoso GPS. A partir desse sistema, os dados são coletados e emitidos para uma central de monitoramento. Nesta central, é possível acompanhar o rastreador de caminhão em tempo real.
Como funciona o rastreador de caminhão?
O rastreamento do caminhão é feito a partir da tecnologia do GPS, que consegue captar sinais de diversos satélites. A partir dos dados coletados por essa inteligência, a tecnologia consegue calcular a velocidade e posição do veículo, gerando a localização em tempo real.
Vantagens do rastreador de caminhão
Os perigos das estradas são diversos, e quanto mais uma empresa puder se precaver, menores serão os riscos de sofrer danos. Contar com um sistema de rastreador de caminhões possibilita diversas vantagens, como:
- Monitoramento 24h: saiba exatamente onde o veículo está em qualquer hora do dia;
- Telemetria: alguns sistemas inteligentes conseguem fornecer dados importantes, como consumo de combustível e tempo de motor ligado. Ao monitorar esses dados, é possível montar estratégias para ter uma frota mais eficiente;
- Segurança: em caso de furtos ou roubos, é possível monitorar onde o veículo está e encontrá-lo, com o auxílio das autoridades, com maior facilidade;
- Facilidade: em caso de multas, por exemplo, é possível entender quem foi o motorista e se o veículo realmente passou naquele local no dia indicado;
- Transparência: confira se as notas apresentadas batem com os locais onde foram feitas as paradas;
- Seguros mais baratos: com a segurança do rastreamento, o seguro entende que as chances de sofrer sinistros pode ser menor, consequentemente, baixando o valor;
- Ação criminosa: garantindo mais segurança para o veículo, as chances de sofrer ações criminosas também diminuem;
- Previne falhas: ao saber a rota que o caminhão precisará fazer, é possível traçar estratégias para prevenir falhas, como trânsito, desvio de rota, entre outros.
Leia também: Monitoramento ativo de frota: conheça 6 benefícios
Como o rastreador se comunica com a central?
O rastreador de caminhões pode se comunicar com a central por meio de três formas, sendo elas: satélite, rede de telefonia e rádio frequência.
Atualmente, os métodos de satélite e rede de telefonia são os mais utilizados. O método de rádio frequência, hoje utilizado como contingência, costuma usar antenas de rádio para fazer o envio dos dados.
No método de satélite você já entendeu como funciona, a partir do GPS. Já na forma de rede de telefonia, o dispositivo fixo no caminhão possui um chip, que se comunica com as antenas de telefonia, que emitem o sinal para a central.
Leia mais: Gestão de frotas: tudo que você precisa saber sobre!
Como funciona o espelhamento de sinal?
O espelhamento de sinal funciona como uma excelente ferramenta, tanto para o embarcador, quanto para o transportador.
Aqui no Delta Global, por exemplo, o embarcador que tem diversos transportadores com tecnologias de rastreamento diferentes, pode espelhar o sinal para o Delta. Assim, é possível acompanhar a localização dos veículos com facilidade.
Já para o transportador, que além dos veículos da própria frota pode ter também veículos autônomos com outra tecnologia, essa é uma ótima forma de ter acesso a todas as informações em uma única plataforma.
Ainda, essa tecnologia permite que clientes que queiram conectar a solução de rastreamento com outras soluções do Delta Global possam fazer isso com facilidade.
Por exemplo, em casos de abastecimento, é possível ver se a localização do veículo no rastreador bate com o local do posto informado na nota.
Já em casos de manutenção, você consegue programar a manutenção da sua frota conforme a quilometragem do caminhão via rastreador
Ainda, em caso de multas, será possível conferir se no dia que foi aplicado a multa o veículo passou por aquele local.
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre gestão de multas
Como faço para rastrear um caminhão?
Para fazer o monitoramento do caminhão, após contratar o serviço de rastreamento, será instalado um dispositivo em todos os veículos que você contratou.
Após a instalação, será possível fazer o acompanhamento dos veículos pelo site e pelo aplicativo. Ainda, caso seja necessário em qualquer ocasião, será possível acionar a central de atendimento da empresa para solucionar possíveis dúvidas ou problemas.
Qual o melhor rastreador de carga?
O melhor rastreador de cargas será aquele que se adequa bem às suas necessidades. Para isso, busque por empresas que são referência no mercado, como o Delta Global.
Temos integração com as principais tecnologias de rastreamento do mercado.
Preço do rastreador de caminhão
Os preços dos rastreadores de caminhão podem variar de acordo com a quantidade de veículos que você deseja monitorar. No Delta Global, por exemplo, o plano começa a partir de R$ 69,90 por mês, com a instalação gratuita.
Ainda, o valor é debitado direto do seu cartão de crédito. E o melhor: mesmo sendo debitado do cartão, o valor não compromete o seu limite mensal.
E então, que tal garantir essa segurança para a sua frota e essa facilidade para a sua equipe? Clique aqui e saiba mais com alguém do nosso time!