Conheça as principais categorias e suas diferenças
O Brasil conta com uma grande diversidade de meios de transporte, por isso, antes de apresentar as principais composições dos grupos em operação no país é necessário dizer que cada um deles possui suas particularidades.
O que torna a definição das características que melhor atendam às necessidades da empresa, um papel primordial do seu gestor. Dito isso, vamos ao ponto: quais os tipos de frotas existentes no mercado brasileiro?
Além da escolha do modelo de operação, próprio ou terceirizado, é importante conhecer as subdivisões de trabalho, variáveis de acordo com as funções a serem desempenhadas pelos veículos.
Depois é a vez de elencar as particularidades que a mesma deve ter: agilidade, facilidade e a capacidade de centralização de controle.
Ao bater o martelo por uma determinada categoria, é a vez do gerente de operações realizar a contratação ou compra, tratando diretamente da distribuição entre os colaboradores, destinação às atividades e tudo mais que envolva documentação e manutenção dos carros.
Confira os tipos de frota de veículos existentes no Brasil:
Própria – Possui um custo mais elevado, uma vez que engloba todas as despesas relacionadas a este meio de transporte, porém, tende a ser a escolha mais adequada quando estamos falando de uma demanda elevada.
Terceirizada – Neste modelo, o gestor conta com a utilização de automóveis de outra empresa, contratando apenas o que for necessário para a execução das tarefas do seu dia a dia de trabalho, pagando por isso, um valor mensal fechado.
Despesas com manutenções e documentos, nestes casos, correm por conta dos proprietários.
Alugada – O formato de aluguel possui uma característica mais emergencial, permitindo que a empresa utilize os veículos apenas pelo período que for indispensável, sem englobar serviços adicionais presentes nas terceirizações.
A contratação por dias ou semanas se torna uma alternativa viável quando não existe uma demanda de longo prazo.
Que tipos de veículos compõem uma frota?
As frotas, entre os mais diversos tipos de automóveis pesados e leves existentes em atividade no mercado, podem ser compostas por motos, carros de passeio, pick-ups, vans, furgões, caminhões e ônibus.
Todos eles atuando em prol de um único objetivo: atender as necessidades da empresa na entrega de produtos, transporte de colaboradores ou na realização de serviços específicos.
Os modelos de operação também possuem variações divididas em subgrupos de acordo com a função a ser desempenhada. Conheça:
Frota comercial – É utilizada na atuação em todos os setores de uma empresa, pelos mais diversos tipos de veículos, tanto no transporte de produtos nos centros urbanos, como no deslocamento de colaboradores.
Frota de entregas – Tem o papel de realizar o envio de mercadorias dentro de uma determinada localidade por meio de motocicletas, vans, caminhões ou outros tipos de utilitários.
Frota de caminhões – Voltada para o transporte de produtos de diversas categorias, como alimentos e itens de lojas de departamentos, podem atender uma ou mais marcas simultaneamente.
Neste formato, os motoristas podem ser colaboradores diretos da empresa ou profissionais autônomos contratados sob demanda.
Frota de aluguel de carros – Dizem respeito às empresas que trabalham com a locação de automóveis para terceiros, sejam eles pessoas jurídicas ou físicas, localizadas em sua grande maioria, próximas a aeroportos e cidades turísticas, uma vez que facilita o deslocamento entre turistas e profissionais em viagem.
O sistema de aluguel de carros também é estendido para empresas a fim de atender a realização das mais diversas atividades.
Frota de serviços públicos – São utilizadas por prefeituras, secretarias municipais, câmaras de vereadores, universidades e outras instituições com foco na prestação de serviço público, que necessitam de transporte específico para os colaboradores que exercem ações junto à comunidade.
Carsharing – Conhecido como um modelo mais contemporâneo de frota, está relacionado ao compartilhamento de veículos, em sua grande maioria ociosos, por meio de aplicativo, onde é possível realizar a locação de automóvel, sem que o mesmo pertença a uma locadora.
A utilização nestes casos acontece por determinado número de horas e para realização de atividades específicas.
Na hora de decidir qual o melhor modelo de frota para a empresa que você representa ou seu negócio próprio, leve em consideração os prós e contras, de acordo com a finalidade desejada.
Somente com um estudo detalhado das possibilidades será possível tomar uma decisão de acordo com o orçamento existente, capaz de gerar lucros a curto prazo dentro do segmento escolhido.
E não esqueça: para todo tipo de frota, existe uma solução da Delta. Faça contato para conhecer a que melhor atende às suas necessidades