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Tudo o que você precisa saber sobre gestão de multas

Ter um sistema para a gestão de multas otimiza o controle de sua frota.

Se você tem uma frota de veículos, deve saber que as multas de trânsito podem ser uma dor de cabeça, ainda mais quando não há uma gestão adequada para este âmbito.

Para isso, existe a gestão de multas. Entenda o que ela é, como fazê-la, benefícios e mais a seguir!

O que é gestão de multas?

Podendo estar acoplada a gestão de frota, a gestão de multas é uma área estratégica encarregada pela redução de infrações de uma frota, respondendo também pela exclusiva tratativa do dia a dia.

Este setor também é responsável pela instrução dos motoristas, explicando novas leis de trânsito, pontuando as mais importantes e vigente. Além disso, realiza análises quanto aos colaboradores que já receberam multas, a fim de educar e instruir para não ocorrerem mais infrações parecidas.

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Quem pode fazer gestão de multas?

Qualquer empresa/negócio que possua frota, própria ou terceirizada, e queira fazer este controle a fim de otimizar gastos pode fazer a gestão de multas.

Mesmo sem um setor próprio de gestão de frota na sua empresa, é possível fazer este controle e supervisão de multas por meio de empresas terceirizadas.

Leia mais: Gestão de frotas: tudo que você precisa saber sobre!

Como fazer a gestão de multas?

Bom, já explicamos o que ela é e quem pode fazê-la. Agora, você irá entender como colocá-la em prática. Confira 5 dicas indispensáveis!

1.     Treinamentos

Muitas vezes, uma infração ocorre pela falta de conhecimento do motorista, ou seja, quanto mais informado, menos ele errará. Promova treinamentos internos sobre leis de trânsito e legislações com a sua equipe de motoristas.

É muito importante também educar sobre como agir em situações adversas, como acidentes e fiscalizações, além das boas condutas que, não necessariamente, estão na lei, mas que podem evitar muitos problemas.

2.     Registro de colaboradores

Conhecer bem os motoristas de sua frota é essencial, tanto para educar como para evitar possíveis problemas, como acumulo de infrações pessoais com as da empresa, entre outros.

Para este registro, confira pontos essenciais:

  • Conferência de pontos na carteira (mensalmente)
  • Registro das viagens que o motorista realizou (coloque data, qual veículo e destino da viagem)
  • Registro de multas registradas em serviço (para futuros treinamentos e possíveis descontos no salário)

3.     Política de frota

Além de uma boa organização e estratégias, é necessário que seus funcionários saibam sobre todos os pontos desta área. Por meio de uma política de frotas isto é feito facilmente.

Uma política de frotas nada mais é do que um código do setor, que cataloga os valores e tratados de ética e conduta que os colabores devem ter. Confira alguns pontos que podem ser abordados nela:

  • Horários em que a frota está permitida a circular;
  • Regiões permitidas e proibidas;
  • Deveres e responsabilidades de cada cargo;
  • Registro dos motoristas (jornada de aprendizado, informações burocráticas, entre outros;
  • Desconto por infrações;
  • Gestão de frota.

Estabelecendo formalmente esta política, certifique-se que toda a sua equipe do setor de frotas saiba sobre ela. Se possível, faça um comunicado para que todos possam lê-la e consultá-la quando preciso for!

4.     Controle de datas

Estamos falando de um setor que irá cuidar das multas, sendo assim, estar atento às datas de vencimento é essencial!

Assim que a multa chegar ao conhecimento da empresa, registre em uma planilha digital (que fica mais fácil de ser acessada e encontrada) até quando a mesma deve ser paga, quais os possíveis descontos e, também, qual motorista foi responsável por ela.

Desta maneira, você evita juros e possíveis problemas bem sérios, como apreensão de veículo, por exemplo.

5.     Recorra à justiça

Nem sempre uma multa de trânsito está certa, e erros podem acontecer. Por isso, quando receber uma multa a avalie bem.

Converse com o motorista envolvido para entender o ocorrido e, caso algo não bata ou, realmente, um equívoco tenha ocorrido, recorra à justiça para haver uma análise nesta multa.

Geralmente, quando se comprova que não houve infração, a multa é anulada. Assim, você não paga por algo que não ocorreu e seu motorista também não terá pontos perdidos erroneamente.

Leia também: 5 dicas para reduzir multas de trânsitos

Legislação de trânsito

Para ter uma boa gestão de multas é imprescindível que os envolvidos neste setor conheçam bem a legislação de trânsito, podendo ser vantajoso cogitar contar com advogados especializados nesta área, para apoio em pontuais eventos ou, consultas corriqueiras.

A legislação de trânsito, conhecida no país como Código de Trânsito Brasileiro (CTB), possui diversos desdobramentos, mas conheça os principais artigos:

  • Artigo 29: Fala sobre a circulação de veículos, pistas de rodagem e ultrapassagem, preferências em cruzamentos e rotatórias, etc.
  • Artigo 61: Descreve as velocidades máximas permitidas em vias urbanas, rurais, estradas e rodovias.
  • Artigo 67: Estabelece algumas regras em relação aos motoristas, complementares à Lei 13.103.
  • Artigo 143: Mostra a necessidade de tirar a carteira de habilitação e qual a categoria mais adequada para cada tipo de transporte.
  • Artigo 162: Apresenta as regras para dirigir sem carteira, permissão ou autorização.
  • Artigo 165: Dispõe determinações conhecidas como a “Lei Seca” e quais as consequências de dirigir sob influência de bebidas alcoólicas.
  • Artigo 167: Estipula o uso do cinto de segurança e punição para quebra desta lei.
  • Artigo 208: Instala a ultrapassagem em semáforo vermelho como infração gravíssima e registra o valor da multa em caso de quebra desta lei.
  • Artigo 218: Define as infrações e punições de rodar acima da velocidade máxima permitida.
  • Artigo 258: Determina os valores mínimos para multas em cada tipo de infração (leve, média, grave e gravíssima).
  • Artigo 259: Indica os descontos de ponto em carteira para cada tipo de infração.

Para ler o CTB completo acesse este link: L9503 (planalto.gov.br)

Benefícios de ter uma gestão de multas

Além de otimizar a qualidade dos seus serviços, você ainda conseguirá conquistar outros benefícios ao implementar uma gestão de multas na sua frota. Confira algumas:

  • Previsibilidade de gastos
  • Redução de custos
  • Promoção de conhecimento
  • Setor mais organizado
  • Melhor relação com a justiça
  • Colaboradores mais obstinados e capazes

No mais, podemos dizer que é impossível evitar multas, mas não é impossível gerenciá-las. Com uma gestão transparente, inteligente e educativa todos saem ganhando!

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Sistema para gestão de multas

E para isto, você pode contar com a terceirização especializada desta gestão: O Delta Fleet, do Delta Global, é um sistema de gestão de frotas que conta com gestão de multas!

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  • Olá, trata-se de um artigo de grande valia com certeza irá dar conhecimento a todos os envolvidos.

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