Ter uma frota demanda controle e boas estratégias, mas você sabe como conseguir um controle de frotas eficiente? Fique aqui e confira!
Se você já possui uma frota, com certeza, sabe que a tarefa de a administrar não é simples. No dia a dia muitas questões surgem e, com uma gestão de frotas, demandam-se processos concisos e estratégias.
E para ter um controle de frota eficiente é essencial se manter ligado em alguns detalhes que fazem toda a diferença! Confira abaixo dicas para alcançar um controle de frota eficiente!
Como fazer um controle de frota mais eficiente: 8 dicas!
1- Entenda seus veículos e gastos
Ao ter uma frota de veículos, é indispensável conhecer bem os modelos que possui, os gastos que eles geram e quais as necessidades específicas deles (regularidade de manutenção, vistoria, entre outros).
Tendo este conhecimento, você consegue saber quanto gastará com sua frota, conseguindo, assim, ter um maior controle financeiro. Isso aumentará seus lucros e reduzirá em gastos mais altos, como troca de veículos ou um conserto mecânico mais caro.
2- Monitoramento de rotas
Além da parte financeira, é muito importante criar estratégias para que as rotas de sua frota sejam sempre as mais inteligentes possível. Atente-se a novas estradas, atalhos (que sejam seguros) e caminhos que proporcionem otimização de tempo e, consequentemente, de gastos.
Parece algo simples, mas manter-se atualizado diariamente impactará totalmente na eficácia dos seus serviços, ou seja, todo dia é dia de buscar por rotas melhores.
3- Qualidade dos condutores
Para além da frota, é necessário ficar sempre atento a quem efetivamente a “tira do lugar”. Ou seja, estabeleça um método para a avaliação de qualidade do serviço de seus condutores. Analise indicativos como:
- Estimativa de tempo levado nos percursos, caso sua empresa trabalhe com prazos;
- Regularidade da CNH;
- Chegada em segurança de produtos e pessoas;
- Condução correta, seguindo as leis de trânsito (fique de olho em eventuais multas ou acidentes);
- Percurso realizado corretamente (seguindo estratégias pré-estabelecidas);
- Pró-atividade em sugerir melhores rotas e novas estratégias.
Esses são apenas alguns fatores, então uma avaliação mensal, talvez uma reunião com o condutor, seja uma boa pedida para garantir a eficiência na qualidade do controle de frotas.
4- Pontue propósitos
Como em qualquer área de uma empresa, as frotas necessitam de metas bem estabelecidas, afinal, só assim é possível saber se o serviço está evoluindo e trazendo lucros à empresa.
Você pode estabelecer estes objetivos por indicativos como: redução de gastos, entregas mais seguras, otimização de tempo gasto por meio de novas estratégias de rotas, entre outros.
Tudo depende do tipo de empresa que você tem, mas, independente disto, lembre-se de suas frotas na hora em que for traçar metas para seu negócio em geral.
5- Manutenção preventiva
Para além do planejamento de gastos, é preciso ter consciência de que mesmo colocando tudo na folha é necessário promover manutenções preventivas nos veículos de sua frota, uma vez que, com isso, é possível evitar grandes gastos com desgaste, uso descuidado, entre outros.
Com uma regular visita ao mecânico, com certeza os veículos de sua frota estarão bem cuidados e não te darão surpresas desagradáveis.
6- Sistemas de gestão
Com esses cuidados que citamos, já fica claro que para desempenhar bem todos eles é preciso contar com meios exclusivos para sua frota.
Esses cuidados podem muito bem serem organizados em planilhas de controle – você pode até encontrar modelos gratuitos pela internet. Entretanto, para uma maior comodidade, mais precisão e serviço completo, você pode optar por um sistema de gestão profissional.
Esta opção é um compilado de tudo que sua frota poderá precisar, não importa se você possui uma própria ou terceirizada. Com um sistema de gestão de frotas como o da Delta Global, o Delta Fleet, você conta com serviços como:
- Rastreamento inteligente;
- Assistência 24 horas;
- Telemetria;
- Controle de manutenção;
- Controle de abastecimento;
- Visão “panorâmica” de motoristas;
- Gestão de risco;
- Consultas (histórico veicular, CNH, entre outros);
- Ecossistema completo e multiplataformas;
- Aplicativo próprio (App Fleet e App Motorista).
Optando por este sistema profissional, sua frota terá uma gestão completa, que deixará sua equipe interna focada em estratégias e outros recursos menos técnicos.
7- Setores que colaboram entre si
Talvez seja um pouco óbvio, mas a relação entre o setor que cuida da frota com outros é essencial, uma vez que certos processos precisam passar por outras áreas da empresa.
Sendo assim, promover um bom relacionamento entre os setores é essencial para haver colaboração entre ambas partes, assim como um contato real, que gera respeito e mais intimidade para que assuntos profissionais sejam bem desenvolvidos.
Ou seja, não somente em urgências ou questões mensais esporádicas, é preciso gerar convício entre os setores, que pode ser feito por meio de reuniões estratégicas, por exemplo.
8- Cronograma de serviços
Caso você possua uma empresa que trabalha com entregas de produtos – em geral – ou com compartilhamento de veículos entre funcionários, é imprescindível ter um cronograma para evitar que datas coincidam.
Por exemplo, você terá 20 entregas no dia, para lugares distantes, em direções opostas, mas apenas 3 carros. Ou seja, não irá conseguir cumprir com o acordado.
Para que isto não ocorra você deve criar uma planilha com as datas, destinos e horários das viagens, visando não ter imprevistos.
Por que fazer o controle de frota?
Bom, se você já possui sua frota, mas não tem um controle, ou tem, mas não tão bem organizado, já deve saber que algumas questões geram turbulências, como gastos inesperados e serviços que não saem como esperado.
Por isto, o controle de frota bem feito é a melhor solução para que sua empresa, seu negócio, tenha mais sucesso. No mais, muitos benefícios vêm pelo meio deste controle, mas podemos citar alguns:
1) Redução de custos, como combustível, manutenção e seguro.
2) Identificar riscos de segurança, como condutores imprudentes, e tomar medidas para corrigi-los.
3) Otimização de rotas, o que pode ajudar a reduzir o tempo de entrega e os custos de transporte.
4) Aumento da produtividade por meio da identificação problemas de desempenho.
5) Rastreamento em tempo real, permitindo que os gerentes de frotas acompanhem a localização e o status de sua frota, o que ajuda a garantir que as entregas sejam feitas de forma oportuna e segura.
Além destes, muitos outros benefícios podem ser obtidos por meio do controle de frota eficiente. Para conhecer todos não perca tempo, já comece a planejar hoje mesmo!
Para isso, você pode contar com o Delta Fleet, sistema de gestão de frotas profissional, e se surpreenda com tudo que ele poderá fazer por você!