Realizar a renovação da frota de caminhão é uma ação fundamental para garantir a segurança do motorista, da carga, dos veículos e dos companheiros de estrada.
De tempos em tempos é necessário realizar a manutenção da frota de caminhões. Por se tratar de um veículo pesado e que costuma percorrer longas viagens, a necessidade da vistoria pode ser maior do que a de um veículo comum, necessitando de intervalos menores entre uma e outra.
Em alguns casos, somente a manutenção pode não ser mais o suficiente. Isso pode acontecer quando o veículo precisa de mais vistorias que o normal ou quando o caminhão gera mais gastos do que lucros. Neste momento, o ideal é trocar a sua frota para evitar maiores prejuízos.
Fazer a renovação da frota de caminhão não precisa ser algo constante. Mas esse é um ponto que precisa de atenção, principalmente para garantir a segurança dos seus motoristas, cargas, veículos e dos motoristas que pegam a estrada junto.
Para te ajudar a definir a sua estratégia para renovação de frota, preparamos este artigo. Aqui você confere quando é necessário realizá-la e como fazê-la da melhor maneira. Confira!
Quando é preciso renovar a frota de caminhões?
A troca da frota de caminhões pode ser necessária por diversas ocasionalidades. Abaixo, confira alguns dos principais motivos para precisar trocar um ou mais veículos.
Leia mais: Gestão de frotas: tudo que você precisa saber sobre!
1. Necessidade de manutenção constante
Como mencionado anteriormente, a necessidade de realizar manutenções, principalmente em veículos pesados, é bastante comum.
No entanto, quando a ação passa a ser uma necessidade com uma frequência muito maior que o habitual, isso pode vir a ser um problema.
Imagine que você faz a manutenção de um caminhão antes de uma viagem longa. Nesta viagem, o veículo quebra e deixa o motorista na beira de uma estrada. Além da necessidade de manutenção no local (que será dificultada pela distância e movimentação da via), também será necessário realizar gastos inesperados. Em alguns casos, pode ser necessário até guincho e táxi para o motorista voltar.
Em casos mais extremos, pode ser que o veículo seja consertado e siga viagem, mas quebre novamente. Para piorar, pode inclusive causar acidentes.
O prejuízo para a empresa é enorme. Não somente pelos gastos com conserto, mas pelo atraso da entrega (ou até mesmo não conseguir fazer a entrega da carga) e pela vida do motorista, que corre riscos.
Nestes casos, em que o caminhão necessita de mais manutenções que o comum, é importante observar. Pode ser o momento de renová-lo por um novo modelo.
Entenda também: A importância da telemetria para o setor de cargas pesadas
2. Defasagem
A tecnologia corre a passos largos e a cada ano um novo modelo de caminhão, mais moderno e atualizado, é lançado. Cada nova tecnologia lançada possui o propósito de tornar a vida do motorista mais fácil.
Ao demorar para trocar um modelo ou quando se possui frotas mais antigas, pode-se estar perdendo dinheiro e produtividade.
Um caminhão antigo pode gastar mais combustível, gerar mais poluentes e cansar mais o motorista, que precisará de maior força física para dirigir 100% manualmente, por horas.
Caso você sinta que o caminhão já não tem a mesma capacidade que antes, que ele gasta mais combustível que modelos mais novos ou que o motorista se queixa com frequência do veículo, pode ser a hora de trocar o caminhão por um modelo mais novo.
Leia também: Como fazer um diário de bordo para motoristas
3. Depreciação
Independentemente se você e sua empresa cuidam muito bem da frota, sempre vai existir a depreciação do veículo. Seja por uma batida, por ficar no tempo ou até mesmo pelos anos de uso.
Ao ficar muitos anos com o mesmo veículo podem acontecer muitos desgastes ao mesmo, seja de mecânica, elétrica, e até nos acabamentos internos, como bancos, botões, câmbio, etc.
Todos esses pontos podem interferir no valor de revenda. Fazendo com que você perca dinheiro ao invés de ter um lucro em cima disso.
Então, faça vistorias com frequência. Não somente na parte mecânica, mas também na estética do veículo. Este ponto pode ser muito valioso na hora de trocar o veículo.
4. Crescimento do negócio
Como as pessoas enxergam seu negócio importa muito. Imagine que sua empresa está em grande crescimento, mas não investe nos caminhões. Atrasa entregas, realiza viagens com veículos defasados e mal cuidados. Ninguém quer ser atendido por este tipo de empresa, não é?
Investir na imagem do seu negócio também é investir em caminhões novos e de qualidade. Por isso, busque trocar sempre que possível aquele modelo de caminhão mais velho por um modelo mais atual.
Invista também para aumentar a sua frota e melhor atender a todos os seus clientes. Afinal, um cliente bem atendido fica feliz e costuma indicar o seu negócio. E acredite: uma das estratégias de marketing que mais funcionam ainda é o boca a boca.
Como funciona a renovação de frota?
A renovação da frota de caminhões não precisa ser completa. Ou seja: você não precisa trocar todos os veículos de uma única vez. Além disso não ser preciso, também geraria muitos custos para a sua empresa.
Ao invés de trocar todos de uma vez só, faça uma lista de prioridades. Quais caminhões você tem observado que não entregam mais o mesmo desempenho? Quais deles estão gastando muito combustível?
Use nossa lista para te ajudar a definir e entender quais precisam de mudança. Assim você poderá fazer uma troca gradual, sem comprometer seu orçamento.
Como o Delta Fleet pode ajudar seu negócio
Fazer a gestão de frotas de caminhões pode ser muito complexo e trabalhoso. O Delta Fleet nasceu justamente para sanar as dores dos gestores de frota e para ajudá-los a ter uma rotina mais organizada e eficiente.
Por meio do Delta Fleet é possível realizar uma gestão completa em um único canal. Nesta ferramenta do Delta Global é possível gerenciar a localização dos veículos, verificar acidentes, acionar imediatamente por socorro e muito mais.
Lembre-se: no trânsito, a prevenção é sempre a melhor solução. Garanta que a sua frota esteja segura com o Delta Fleet. Acesse o site para entender como esta ferramenta pode ser uma grande aliada do seu negócio!