Tendência é de que aconteça um crescimento de 10% no setor
Sempre que um novo ano se aproxima iniciam-se as especulações sobre o que será ou não tendência no próximo período, e com o mercado de seguros isso não é diferente. A boa notícia é que se em 2022 o segmento registrou um faturamento acumulado de R$94,9 bilhões, e uma alta de 19,7% em relação ao mesmo período de 2021. Em 2023 o setor seguirá em franca expansão, com crescimento de 10% no Brasil, conforme prevê a Confederação Nacional das Empresas de Seguros, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, que projeta também um aumento de 6,6% do PIB.
De acordo com o presidente da Cnseg, Dyogo Oliveiro, a PEC da Transição, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, no Senado, com R$145 BI e prazo de 2 anos, deve alavancar não só a área de seguros, mas toda economia em 2023. “Achamos que a PEC terá um impacto de 140 a 150 bilhões de reais em termos de auxílio, investimentos e aumento de orçamento”, estimou o executivo.
Qual o futuro dos corretores de seguros?
O modelo analógico, conhecido no mercado de seguros como “corretor pastinha” está com seus dias contados dentro das corretoras. Até mesmo aqueles que atuam em nichos menos populares precisam se reinventar para continuar ativos na área da corretagem. Uma vez que o digital chegou para ficar neste meio, alavancando os negócios dos que já deixaram as velhas práticas de lado para surfar nesta nova onda. Mas, atenção: ninguém vende seguros em aplicativos e sites de e-commerce. Nestes espaços é consumidor quem compra!
O corretor perde sua importância diante das tecnologias, então? Claro que não! Ele ainda exerce um papel primordial na jornada de um comprador, principalmente quando se trata de produtos mais complexos. Onde o conhecimento e a habilidade de contorno de objeções do profissional são essenciais para o fechamento de contratos. O fato é que jacaré que ficar parado vai virar bolsa! É preciso urgentemente abandonar antigas práticas e buscar atualização para vender mais e melhor e consequentemente, conquistar bons lucros com isso.
Como está o mercado de corretoras de seguros?
É preciso fazer a diferença. Ser a diferença! O crescimento das corretoras de seguros está atrelado a mudança de atitude e desenvolvimento de novas habilidades, frente a concorrência que está em constante busca de ações e atualizações que se revertam em clientes ativos na sua carteira.
As boas expectativas do segmento para o ano de 2023, anunciadas pela Conseg, só serão realidade para aqueles que não deixarem de aproveitar essa onda, buscando aperfeiçoar seus colaboradores para que estes estejam dentro do novo perfil dos corretores de seguros. A ausência de um CNPJ será também um ponto que deixará muita gente para trás. As tendências globais que chegam ao país, impulsionando o ramo da seguridade prometem não perdoar quem insistir em não inovar.
Em resumo, os profissionais da área precisam cada vez mais estruturar a sua empresa com foco na entrega de um serviço de qualidade aos seus clientes, que assim como o mercado, já não são mais os mesmos. Encontre tempo para atender de modo integral e prospectar potenciais compradores e o resultado será proporcional ao esforço empregado.
Como fazer marketing de seguros?
Antes de sair por aí comprando espaço de anúncio para sua corretora é necessário definir o público-alvo. Conhecer bem a ferramenta que irá utilizar e apostar na criatividade dos envolvidos, tendo em mente as principais finalidades desta ação: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
Feito isso o desafio está em se diferenciar da concorrência, afinal ninguém aguenta mais do mesmo! Seja original encontrando meios de descomplicar o processo de venda de seguros e principalmente o entendimento que a maioria das pessoas tem sobre este produto, julgando-o muitas vezes como desnecessário. Lembre-se de enfatizar na mensagem principal de que seguros estão relacionados à proteção, tanto de bens como da vidas. E quem não quer levar segurança aquilo e aqueles a quem ama?
Vamos começar pelo começo: sua corretora possui site ou blog institucional? Isso é essencial para as estratégias que envolvam marketing digital, inbound markting e estratégia multicanal. Estar presente no Google Meu Negócio e nas redes sociais Facebook e Instagram também são excelentes passos para quem busca maior interação com seu público-alvo. Investir em mídia paga e no relacionamento com clientes que já fazem parte da sua carteira, produzindo ofertas e conteúdos relevantes são de igual forma, atitudes que nunca saem de moda.
Quem controla o mercado de seguros?
Tanto a atividade de corretoras, como de corretores de seguros, são reguladas pela Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP, que tem como principal missão a de dar concessão para o exercício da profissão, na forma de registro. Bem como expedir a competente carteira ou título de habilitação para pessoas físicas e jurídicas interessadas em atuar na área, desde que, sejam atendidos todos os requisitos formais e legais para ter direito a tal.
No Brasil, o mercado de seguros funciona de maneira compartilhada entre as Federações das seguradoras filiadas que compõem a Confederação Nacional das Empresas de Seguros, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. De maneira simplificada podemos dizer que a SUSEP supervisiona organizações financeiras como corretoras e bancos que oferecem planos de previdência privada, com o objetivo de manter a estabilidade do mercado, garantindo o cumprimento de regras por parte das instituições financeiras. Protegendo assim, os consumidores para que eles tenham seus direitos assegurados sempre que for necessário.