Início » Delta Global » Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido de 2023; veja o top 10
Foto de um caminhão Volvo FH 540 em uma entrada

Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido de 2023; veja o top 10

Os caminhões pesados e semipesados da Volkswagen e Volvo estão entre os preferidos dos caminhoneiros no Brasil. Mercedes e Scania também são destaque.

Os caminhões desempenham um papel crucial na economia do Brasil, sendo responsáveis pelo transporte de grande parte das mercadorias que movimentam o país. E para os gestores de frotas e transportadoras, acompanhar quais são os modelos mais vendidos é fundamental para tomar decisões estratégicas e manter-se competitivo no mercado.

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) desempenha um papel importante ao divulgar os dados dos veículos mais vendidos de cada ano. No caso de 2023, não foi diferente.

Em 2023 foram emplacados 104.155 caminhões dos modelos semileve, leve, médio, semipesado e pesado. Esse número representa uma queda de 16,39% em relação a 2022, quando foram vendidos 124.569 novos caminhões.

Participação no mercado

Antes de apresentar os modelos mais vendidos, é interessante entender um pouco sobre a participação de mercado das principais marcas de caminhões no Brasil. Volvo, Volkswagen, DAF, Scania e Mercedes-Benz são algumas das líderes no segmento e disputam a preferência dos consumidores ano após ano.

Em relação à participação do mercado, a Volkswagen liderou 2023 com 25,94%, seguida de perto pela Mercedes Benz, com 25,19%. Logo atrás estão a Volvo, Scania, Iveco, DAF e Hyundai.

image
Crédito: FENABRAVE

Vamos conferir quais foram os caminhões que lideraram as vendas no último ano.

Os 10 caminhões mais vendidos em 2023

1)     Volvo FH 540 – 7.200 emplacamentos

O Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil em 2023, com 7.200 emplacamentos. Seu motor potente e tecnologia avançada o tornam uma escolha popular entre os transportadores.

Equipado com um motor de 13 litros e seis cilindros em linha, este modelo oferece uma potência de 540 cv entre 1.450 e 1.900 rpm e um torque de 265 mkgf entre 1.050 e 1.450 rpm.

Apesar do seu preço elevado (quase R$ 900 mil), esse modelo pesado é frequentemente adquirido na configuração 6×4, ideal para o transporte de cargas em combinações com carretas do tipo rodotrem.

Com capacidade para até 74 toneladas de Peso Bruto Total Combinado, o FH 540 é uma escolha popular entre os transportadores que buscam potência e confiabilidade.

2)     Volkswagen Delivery 11.180 – 4.518 emplacamentos

O Volkswagen Delivery 11.180 é um caminhão que combina robustez, confiabilidade e desempenho. É equipado com um motor Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR, com um torque máximo de 600 Nm e 175 cv de potência. O caminhão tem duas opções de transmissão: manual de 6 velocidades ou automatizada com chave seletora para mudança de marchas.

O Delivery 11.180 tem um peso bruto total de 10.800 kg e a maior plataforma de carga da categoria. O conjunto de suspensões dianteira e traseira garantem ao Delivery 4×4 uma capacidade de carga de aproximadamente 7 toneladas.

O preço do VW Delivery 11.180 4.2 2p E6 zero quilómetro, segundo a tabela FIPE, gira em torno de R$ 444 mil. Já o VW Delivery 11.180 4.2 2p E5 de 2023 tem o valor de, aproximadamente, R$ 360 mil.

3)     DAF XF 530 – 4.136 emplacamentos

O DAF XF 530 é um caminhão de transporte rodoviário de cargas de longa distância, com um motor Paccar MX-13 de 530 cv e 2600 Nm de binário. O motor está acoplado a uma transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades.

O modelo pesado tem um sistema de gestão inteligente de combustível, que otimiza o consumo e reduz as emissões de poluentes.

O DAF XF 530 tem um motor de 530 cv que pode equipar as versões 4×2, 6×2 e 6×4. O preço do DAF XF 530 varia consoante a versão:

  • XF FT 4×2 480 cv: a partir de R$ 625 mil
  • XF FTS 6×2 480 cv: R$ 654 mil
  • XF FTT 6×4 530 cv: R$ 695 mil

4)     Volvo FH 460 – 3.783 emplacamentos

O Volvo FH 460 é um caminhão pesado com um motor D13C, com 460 cv de potência e um binário de 235 mkgf.

Em 2022, a Volvo Trucks testou o FH 460 com o pacote de economia de combustível I-Save. O caminhão conseguiu uma redução de 18% no consumo de diesel e AdBlue, com uma média de 21,48 L/100 km.

O Volvo FH 460 2022/2023 tem um preço de R$ 920 mil.

5)     DAF XF 480 – 3.210 emplacamentos

O DAF XF 480 é um caminhão com um motor capaz de gerar 480 cavalos de potência e 2500 Nm de binário. O modelo é mais confortável e trata melhor cargas frágeis, como hortifrutis e vidros.

O motor tem um sistema de injeção de combustível de alta pressão que otimiza a combustão e reduz o consumo e as emissões de poluentes.

Ele está disponível nas configurações de tração 4×2, 6×2 e 6×4, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância. Os preços partem de R$ 625 mil na versão XF FT 4×2 480 cv.

Leia também: Gol e Uno são os veículos mais vendidos em 2023 entre usados e seminovos

6)     Scania R 460 – 2.851 emplacamentos

O Scania R 460 é um camião com um motor Super Euro 6. O motor tem 460 cv de potência e 255 mkgf de binário. A Scania afirma que o consumo de diesel foi reduzido em até 8%.

A versão SUper tem uma nova transmissão G25, 75 kg mais leve que a GRS905 do Plus e é mais silenciosa em 3,5 decibéis.

O Scania R 460 Super 6×2 tem um preço a partir de R$ 1,05 milhão. O Scania Plus R 450 6×2 tem um preço a partir de R$ 920 mil.

7)     Scania R 450 – 2.328 emplacamentos

Outro modelo da Scania, o R 450 é um caminhão com um motor de 13 litros e seis cilindros, com alto torque e uma baixa rotação, o que o torna ideal para operações de longas distâncias.

O Scania R 450 venceu um comparativo de eficiência em 2019. O modelo consumiu 23,25 litros de diesel a cada 100 quilómetros, emitiu 738 gramas de CO2 por quilómetro e manteve uma velocidade média de 80,42 km/h durante toda a prova.

O Scania R 450 A6X2 2023/2024 Diesel está disponível por R$ 949 mil. O Scania R 460 Super 6×2 tem preço a partir de R$ 1,05 milhão.

8)     Mercedes-Benz ATEGO 1719 – 2.022 emplacamentos

O Atego 1719 é um caminhão semipesado da Mercedes-Benz com um motor de 4 cilindros em linha, 185 cv de potência e 71 mkgf de torque. Tem uma velocidade máxima de 120 km/h e pneus 275/80R22.5.

O Atego 1719 tem uma tração 4×2 e um câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de 8 marchas. Está sendo vendido por 360 mil.

9)     Volvo VM 290 – 1.917 emplacamentos

O Volvo VM 290 é um caminhão semipesado disponível nas configurações 4×2 ou 6×2, com motorização de 290 cv e cabine simples. O modelo 6x2R tem melhorias que resultam em mais produtividade, economia de combustível e redução na emissão de gases poluentes.

O Volvo VM 4x2R tem motor Volvo Euro 6, caixa de câmbio inteligente I-Shift, controle de tração e auxílio de partida em rampa, farol luz do dia em LED (DRL).

A versão VM 290 6X4 2P (DIESEL) (E6) 2023/2023 DIESEL custa R$ 859 mil.

10)  Volkswagen Constellation 24.280 – 1.847 emplacamentos

O Constellation 24.280 é um caminhão semipesado com um motor MAN de 6 cilindros com 275 cv a 2.300 rpm e um binário de 107 kgfm de 1.100 a 1.750 rpm. Isto proporciona maior agilidade nas ultrapassagens, menos trocas de marchas e o resultado é maior produtividade e economia de combustível.

Este caminhão da Volkswagen está disponível em três versões de cabine: Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto.

O Constellation 24.280 tem um preço de cerca de R$ 667.000, segundo a tabela FIPE.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *