Início » Delta Global » Como funcionam os sensores de alagamento e fumaça para barcos
Barcos ancorados na marina

Como funcionam os sensores de alagamento e fumaça para barcos

Navegar pelos mares e rios é uma experiência incrível, mas também exige cuidados com a segurança e o controle da embarcação. É aí que entra a telemetria para embarcações, uma tecnologia avançada que ajuda a monitorar e manter sua embarcação em condições seguras.

Algumas empresas de tecnologia para embarcações, além dos serviços de rastreamento náutico e telemetria, oferecem também sensores de fumaça e alagamento.

Esses sensores são essenciais para a segurança em barcos por várias razões:

Detecção precoce: Eles detectam a fumaça no estágio inicial de um incêndio, permitindo a tomada de medidas antes que a situação piore.

Proteção da vida: O alarme sonoro alerta imediatamente as pessoas a bordo, dando-lhes tempo para evacuar ou tentar controlar o incêndio.

Preservação da embarcação: A resposta rápida pode ajudar a evitar danos significativos à embarcação, economizando tempo e dinheiro em reparos.

Para entender melhor como funciona na prática esses sensores, continue a leitura.

O que são os sensores de fumaça?

Os sensores de fumaça são dispositivos fundamentais em qualquer embarcação, sejam elas de recreação ou de uso comercial. Eles funcionam de maneira semelhante aos sensores de fumaça em residências, mas com adaptações específicas para ambientes marítimos.

Detecção de partículas

Quando há fumaça presente na embarcação devido a um incêndio ou qualquer outro evento, os sensores de fumaça atuam detectando partículas no ar. Eles são sensíveis a diferentes tipos de fumaça, incluindo a produzida por materiais em combustão.

Ativação de alarme

Assim que detectam fumaça, esses sensores ativam um alarme sonoro e visual. O alarme sonoro é vital, pois pode ser ouvido mesmo em áreas mais distantes da embarcação, alertando todos a bordo sobre a situação.

Alerta imediato

Além de acionar o alarme localmente, muitos sistemas modernos de telemetria também enviam alertas para o proprietário da embarcação por meio de aplicativos móveis (apps) ou por e-mail. Isso permite uma resposta rápida, mesmo que o proprietário não esteja fisicamente presente na embarcação.

O que são os sensores de alagamento?

Os sensores de alagamento são dispositivos que monitoram a presença de água indesejada no interior da embarcação. Eles desempenham um papel vital na prevenção de inundações e na proteção da embarcação.

Detecção de água

Esses sensores são posicionados em áreas suscetíveis a alagamentos, como porões e compartimentos de carga. Eles estão equipados com sensores de umidade que detectam a presença de água.

Alerta instantâneo

Assim que detectam água em quantidades anormais, os sensores de alagamento emitem um alerta. Esse alerta pode ser sonoro, visual e, em sistemas de telemetria avançados, como o Delta Marine, também pode ser enviado remotamente ao proprietário da embarcação.

Tomada de ações

Com base no alerta recebido, medidas imediatas podem ser tomadas para controlar o alagamento. Isso pode incluir o uso de bombas de porão automáticas para drenar a água ou ação manual, dependendo da situação.

Como esses sensores funcionam na prática?

O sensor é instalado em locais estratégicos da embarcação, como cabines ou áreas de armazenamento, e utiliza uma tecnologia sensível para identificar partículas no ar associadas à presença de fumaça ou alagamentos de áreas sensíveis, como porões e compartimentos de carga.

Esses sensores são interligados a um sistema de telemetria náutica. Esse sistema está equipado com uma unidade de controle que processa os dados dos sensores.

Assim que o sensor é ativado, ele emite um alerta localmente na embarcação. Isso pode ser um alarme sonoro e/ou visual, dependendo da configuração do sistema. O objetivo é alertar imediatamente as pessoas a bordo sobre fumaça ou alagamento.

O sistema de telemetria, que inclui os sensores, pode se comunicar com uma unidade central de controle a bordo da embarcação. Esta unidade pode ser um dispositivo que opera em uma rede de área local (LAN) própria da embarcação, o que não requer conexão à internet.

Além dos alertas locais, o sistema de telemetria é capaz de enviar alertas remotamente. Isso é feito utilizando uma conexão de dados, como um módulo celular ou satélite, que permite que a embarcação se comunique com servidores externos, mesmo em alto mar. Esses servidores processam os alertas e os encaminham para o aplicativo móvel ou o e-mail do cliente.

O cliente, por sua vez, precisa ter um app associado ao sistema de telemetria. Esse aplicativo recebe os alertas remotamente enviados pelo sistema da embarcação. O sistema também pode enviar alertas por e-mail para garantir que o cliente seja notificado em tempo real, mesmo se não estiver usando o aplicativo naquele momento.

Portanto, o barco não precisa de uma conexão contínua com a internet para que os alertas de fumaça sejam enviados. Em vez disso, ele se comunica com servidores externos por meio de uma conexão de dados, que pode ser via satélite, celular ou outras tecnologias de comunicação em alto mar.

Isso permite que os alertas sejam enviados e recebidos de maneira eficiente, garantindo a segurança da embarcação e de seus ocupantes, mesmo em locais remotos e sem cobertura de internet tradicional.

Delta Marine: sua solução completa em telemetria náutica

Agora que entendemos como funcionam os sensores de fumaça e alagamento em barcos, é importante mencionar que o Delta Global oferece uma solução completa em telemetria náutica: o Delta Marine.

O Delta Marine é um sistema avançado de telemetria projetado especificamente para embarcações. Ele não apenas inclui sensores de fumaça e alagamento, mas também oferece uma série de recursos adicionais para garantir a segurança e o controle de sua embarcação.

Marine 01 1

Funcionalidades do Delta Marine para Barcos e Jet Skis

Rastreador

O rastreador é equipado com um módulo de comunicação GPS que permite a transmissão de dados em tempo real sobre localização, velocidade, direção, entre outros.

Envio de sinais de posicionamento a cada 30 segundos para uma localização precisa.

Todos os percursos ficam armazenados sem período de expiração.

Estabeleça cercas eletrônicas para maior controle e segurança.

Alertas

Sensores de fumaça, inundação e carga baixa da bateria enviam alertas via aplicativo e e-mail, permitindo tomar medidas rápidas.

Status elétrico do veículo e bateria

Monitore a carga da bateria e o status da ignição. Em caso de interferência na bateria original, o equipamento possui uma bateria interna com autonomia estendida.

Hardware desenvolvido para economizar ao máximo a bateria do jet ski, com um sistema exclusivo baseado no uso.

À prova d’água

Instalação à prova d’água, garantindo proteção em qualquer condição.

Aumente agora mesmo a segurança, gestão e monitoramento eficaz das suas embarcações. Entre em contato com o Delta Global pelo WhatsApp.

Marine 02 1

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *