Início » Delta Global » Histórico do veículo: por que você deve se preocupar com isso?
BLOG HISTORICAR 1

Histórico do veículo: por que você deve se preocupar com isso?

Conheça o passado do automóvel antes da compra para não se arrepender

Os automóveis usados são a alternativa de aquisição do veículo próprio mais viável que existe para muitas pessoas. O problema está nas decisões de compra tomadas no calor do momento, onde os compradores, seduzidos pelas vantagens da negociação, acabam por não levar em conta detalhes que evitam arrependimentos e futuras dores de cabeça. É por essa razão que conhecer a fundo o passado do carro deve ser uma das prioridades na hora de levar um seminovo para casa.

Porquê você deve pensar nisso

O check-up completo do veículo usado permite saber com detalhes o verdadeiro estado da documentação e a possível necessidade de uma manutenção imediata. Assim, você evita acidentes e problemas burocráticos ao realizar a transferência ou aquisição de seguro. Afinal, ninguém quer ser pego de surpresa por alguma pendência jurídica.

O que levar em conta na pesquisa

O levantamento das informações do automóvel deve ser realizado por meio de empresa especializada neste tipo de pesquisa em bancos de dados de todo o país e levar em conta os seguintes pontos:

– Situação da documentação;

– Histórico de proprietários;

– Indício de sinistro;

– Estrutura mecânica e elétrica;

– Recall pendente;

– Pesquisa jurídica e financeira;

– Passagem por leilão.

A soma de todas estas informações resulta na elaboração de um laudo técnico que indica problemas existentes que possam ser empecilhos para a mudança de propriedade do bem em questão e demais transtornos.

Vai adquirir um carro usado? Peça o documento que comprove a revisão cautelar!

O fato de você ter optado pela compra de um automóvel seminovo não te impede de contratar um seguro, pois os riscos de imprevistos são os mesmos do que os de quem adquire um carro zero km. O indispensável antes de fechar qualquer negócio é que o comprador esteja atento à situação da documentação do veículo e exija a comprovação da revisão cautelar para evitar surpresas após a concretização da negociação.

Banner Historicar 02

O que diferencia a revisão cautelar da vistoria prévia?

A revisão cautelar é solicitada por lojas de automóveis, pessoas físicas ou empresas que atuam assumindo riscos no lugar de seus clientes e tem o objetivo de impedir a comercialização de veículos adulterados ou clonados. Já a vistoria prévia é realizada por indicação das seguradoras antes que a contratação do seguro veicular seja formalizada, a fim de identificar problemas que impossibilitem a aquisição do serviço.

Uma boa maneira de evitar possíveis problemas é utilizar o Historicar para pesquisar o histórico do carro utilizando apenas a placa do veículo. A plataforma consulta mais de 60 bancos de dados procurando registros de débitos e alienação, número do Renavam e Chassi, sinistros e remontagens, passagem por leilão, busca e apreensão, recall e muito mais. Saia na frente economizando tempo e energia com tratativas que podem não dar em nada ou ainda roubar o seu sono!

Por que consultar o histórico de um veículo?

Em épocas de fim de ano, o número de compra de veículos aumenta consideravelmente. Nessas horas, a ansiedade de ter a nova aquisição pode acabar atrapalhando no momento de tomar a decisão correta. Isso porque atualmente, muitas pessoas tentam trapacear, camuflando problemas que possam desvalorizá-lo e enganar o consumidor final.

O que muita gente não sabe, é que atualmente existem plataformas de histórico veicular como o Historicar, que são de fácil acesso e fornecem informações de diversas fontes, com o intuito de auxiliar o comprador na hora de decidir então, o veículo seminovo.

Restrições

Já pensou adquirir um carro e na hora de transferir o veículo, você acaba tendo que arcar com diversas multas que não são suas? Ou até mesmo não poder transferir o carro por ele ser alienado? Isso acontece, e é mais comum do que imagina.

Em um relatório de histórico veicular, você consegue identificar as multas que o veículo possui em aberto, além dos valores também de IPVA, DPVAT e licenciamento, por exemplo. Gravame também está nessa lista extensa de dados, com informações como o financiador, a data de inclusão do contrato e até mesmo o nome de quem financiou, pode aparecer.

Roubo e Furto  

Outra situação que não é tão “atípico” assim, é ter passagem de roubo/furto. Identificar o status da ocorrência, como se já foi recuperado e saber até mesmo se o boletim de ocorrência está ativo no momento. São pesquisas feitas de forma online que garantem mais segurança na compra consciente. Além do mais, com esse registro, deve-se ficar mais atento quanto ao estado do veículo e originalidade das peças.

Leilão

Sempre existe a dúvida se o leilão é ou não é um problema. Pois bem, o grande vilão da história é que na verdade, quando um veículo passa a ser leiloado, não se tem uma segurança quanto as condições do carro que está sendo comprado. Os motivos do leilão não são somente quando sinistrados, são leiloados também por financiadora, na qual não tiveram o pagamento em dia e tiveram os veículos recuperados para quitar o saldo devedor. Por conta do alto risco, as seguradoras não realizam o seguro de tal veículo. Desta forma, sempre recomendamos que antes de finalizar a compra do carro seminovo, faça uma cotação para ter mais assertividade. Quanto mais pontos positivos, melhor!

Além destes assuntos que citamos acima, em um relatório é possível identificar se o veículo teve sinistro com passagem pela seguradora; informações da tabela FIPE para ter uma base de preço e pagar o justo; chamados de RECALL também aparecem, porém é sempre bom entrar em contato com a montadora e verificar se o chamado já foi realizado ou a campanha ter sido finalizada; RENAVAM, chassi, origem de emplacamento e dados cadastrais também não estão de fora da consulta Historicar.

Com todas essas informações, você consegue ter uma ampla visão das questões documentais e registradas do  veículo podendo negociar de forma justa e ciente. Quem sabe até escapar de uma furada!

Lembrando que nem todas as plataformas buscam as mesmas informações, portanto é importante que pesquise bem.

Banner Historicar 01

Por que é importante?

Dentre todos os processos que envolvem a negociação de um veículo seminovo, provavelmente o mais importante está relacionado a uma consulta que parece simples, mas precisa ser estrategicamente realizada. A partir do momento em que decide por efetuar uma compra, por exemplo, a sua primeira dúvida deve ser: como posso consultar o histórico desse veículo? Como ter acesso à ficha completa e saber sobre multas, se já foi roubado ou vendido em leilão, ou, ainda, se em seu “passado” já teve envolvimento com acidentes de trânsito?

Checar o histórico de um carro ou uma moto usada pode ser uma tarefa fácil e rápida, mas uma estratégia bem escolhida irá lhe poupar de dores de cabeça após a conclusão da negociação.

Mas, então, por onde começar?

A especialista do Historicar, Natália Vier, explica que o relatório ideal é aquele que fornece o maior número de informações, via fontes públicas e privadas, atribuindo segurança ao resultado, e, ainda, hierarquiza esses dados para que o usuário tenha uma experiência descomplicada e efetiva.

 “O que mais impacta no resultado deste histórico é a busca em relação à leilão e o usuário deve dar muita atenção a isso, especialmente porque no momento de contratação de um seguro esse fator será determinante. Outro ponto são as multas, que podem mexer com o bolso do consumidor. Uma plataforma de pesquisa ampla e que organize essas e outras informações com certeza irá reduzir as inseguranças na hora da compra ou da venda”, explica Natália. 

 Ela também indica outras categorias de informações para serem levadas em conta no momento da consulta, como os números do RENAVAM e Chassi; veículos sinistrados e remontados; e veículos com busca e apreensão.

 Por isso, investigar o histórico de um veículo é uma tarefa que exige atenção e, sobretudo, confiança na plataforma, que deve garantir ao usuário o maior número de informações, geradas por diferentes fontes para garantir certificação, assertividade e segurança.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *