Início » Delta Global » Redes sociais como promotor da inovação no mercado de seguros
Imagem de vários ícones de redes sociais esparramados aleatoriamente

Redes sociais como promotor da inovação no mercado de seguros

Redes como Instagram e YouTube são essenciais para educar e engajar os potenciais clientes

A penetração do seguro no Brasil ainda é relativamente baixa, especialmente quando comparada a países europeus e Estados Unidos. Atualmente, apenas 30% da frota de veículos no Brasil contando com algum tipo de seguro

Diversos fatores explicam essa realidade: a falta de informação e conhecimento, a ausência de uma cultura sólida de seguros, além de condições financeiras adversas, desconfiança e uma percepção de falta de necessidade.

Em relação à falta de informação, uma importante ferramenta pode ajudar a mudar esse quadro: as redes sociais.

O Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo, com mais de 130 milhões de brasileiros acessando pelo menos uma plataforma social diariamente, conforme a análise “Tendências de Social Media 2023“, da Comscore. Redes como YouTube, Facebook e Instagram dominam o uso, enquanto o TikTok e o X (antigo Twitter) vêm ganhando relevância.

Este panorama aponta para um potencial inexplorado para as seguradoras: utilizar as redes sociais como uma ferramenta poderosa para disseminar informações sobre seguros, educar o público, romper barreiras culturais e socioeconômicas e, claro, vender.

Ao aproveitar essas plataformas, as seguradoras podem “furar uma bolha” e penetrar em segmentos que tradicionalmente têm receio ou desconhecimento sobre seguros, promovendo uma cultura de segurança financeira mais abrangente e inclusiva.

Como usar as redes sociais para falar e vender seguros?

Para transformar as redes sociais em ferramentas eficazes de promoção e venda de seguros, as seguradoras podem adotar várias estratégias inovadoras e interativas, dependendo da plataforma ou do tipo de conteúdo.

YouTube

Vídeos educativos e tutoriais: você pode criar uma série de vídeos dinâmicos no YouTube explicando conceitos básicos de seguros, como funcionam diferentes tipos de apólices e quais os benefícios de cada uma.

Shorts: uma dica é utilizar o formato de vídeos curtos para ilustrar situações cotidianas onde o seguro seria necessário, como acidentes de carro, desastres naturais ou emergências médicas, mostrando como a cobertura pode ajudar.

Lives: Realizar eventos ao vivo regulares onde especialistas em seguros respondem perguntas do público em tempo real, tirando dúvidas e desmistificando o processo de contratação de seguros. Pode divulgar as lives em outras redes sociais para atrair público, assim como sortear descontos.

Facebook

Postagens informativas: publicar posts regulares com informações úteis sobre seguros, estatísticas, e benefícios, utilizando infográficos e imagens para tornar o conteúdo mais atrativo.

Grupos e comunidades: elas já estiverem mais em alta, mas muitos brasileiros ainda interagem em grupos de compra e venda de carros, por exemplo. Você pode acessar esses grupos para divulgar seu produto, oferecer descontos para membros e tirar dúvidas.

Postagens pagas: em conjunto com o marketing e o financeiro, a equipe de mídia social pode realizar anúncios no Facebook e Instagram (mesma plataforma). Utilize a segmentação de anúncios para alcançar públicos específicos, como jovens motoristas, recém-casados ou proprietários de imóveis.

Instagram

Posts e stories interativos: Utilizar stories para criar enquetes, quizzes e sessões de perguntas, incentivando a participação ativa dos seguidores e coletando feedback sobre suas dúvidas e necessidades.

Reels: Criar vídeos curtos e envolventes que explicam tópicos complexos de forma simples e visual, mostrando, por exemplo, o processo de abertura de um sinistro ou como funciona a cobertura de um seguro residencial.

Parcerias com influencers: Colaborar com influencers que tenham um público-alvo alinhado com os objetivos da seguradora. Eles podem compartilhar suas experiências com seguros, promover produtos e aumentar a credibilidade da marca.

X, antigo Twitter

Tweets em fio (thread): uma prática comum e efetiva no X é postagens em forma de fio (threads). Você pode, por exemplo, postar uma história cuja conclusão é a importância do seguro. Utilize imagens e/ou vídeos para aumentar o engajamento.

Assuntos do momento: explore os assuntos do momento para relacionar seu produto com eles. Por exemplo, se alguma personalidade teve seu carro roubado, a seguradora explica como funciona a cobertura do seguro nesses casos.

TikTok

O TikTok é a rede social que mais cresce no Brasil. Apesar do estigma que envolve a rede, empresas estão gerando negócios ao se comunicar com um público mais jovem.

  • Utilize a rede para produzir vídeos curtos e dinâmicos que explicam conceitos de seguros de forma divertida e acessível;
  • Use tendências e desafios populares para tornar o conteúdo mais atrativo;
  • Compartilhe histórias reais de clientes que se beneficiaram de suas apólices de seguro, mostrando o impacto positivo na vida das pessoas.

Essas são apenas algumas dicas. Se sua seguradora não consegue estar em todas as redes sociais, faça o possível para estar presente, pelo menos, no Instagram e no YouTube. Essas redes conseguem alcançar públicos de diferentes classes sociais e interesses.

Leia também: Corretor de seguros: como conquistar e reter mais clientes na era do digital

Conteúdos que performam nas redes sociais

As redes sociais são um ambiente muito concorrido, onde empresas e influenciadores têm poucos segundos para reter a atenção. Não adianta apenas estar presente nas redes, mas pensar estrategicamente suas ações para aumentar o engajamento.

Alguns conteúdos sobre seguros costumam performar melhor nas redes. Veja alguns exemplos:

  • Infográficos com dados alarmantes que mostram a importância do seguro;
  • Vídeos animados – e engraçados – sobre situações cotidianas que necessitam de seguro;
  • Depoimentos de clientes (ou atores) satisfeitos e aliviados por terem contratado um seguro;
  • Artes que comparam diferentes tipos de seguros, mostrando vantagens e desvantagens de cada um.

Ao adotar essas estratégias, as seguradoras podem não apenas educar o público sobre a importância do seguro, mas também estabelecer uma conexão mais próxima com os consumidores, aumentando a confiança e incentivando a contratação de apólices.

ASSISTENCIA 24H CORRETOR

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *