Aumento de 96% na produção de caminhões em janeiro de 2024 em comparação ao mesmo mês do ano passado anima setor.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) publicou a carta com os resultados de janeiro de 2024 em relação à produção de veículos de passeio, comerciais, caminhões e ônibus. Os números animam as montadoras, principalmente no que se refere à produção de caminhões.
Em janeiro de 2024 a ANFAVEA registrou a produção de 7.941 caminhões, um aumento de 96% em comparação a janeiro do ano anterior, quando foram produzidos apenas 4 mil caminhões considerando todas as categorias.
No entanto, em comparação ao mês anterior, dezembro de 2023, houve uma queda de 3.9%. O último mês do ano passado registrou a produção de 8.262 caminhões.
Líderes em produção de caminhões
A Volkswagen liderou a produção de caminhões em janeiro de 2024, com pouco mais de 1,8 mil unidades produzidas. Logo atrás está a Mercedes-Benz, com 1.703. Volvo, Scania e DAF fecham a lista das cinco marcas que mais produziram caminhões no mês.
- Volkswagen –1.837 unidades
- Mercedes-Benz – 1.703 unidades
- Volvo – 1.668 unidades
- Scania –1.142 unidades
- DAF – 849 unidades
- Iveco – 529 unidades
- Dodge – 253 unidades
- Mercedes-Benz Cars & Vans – 156 unidades
- Caoa Hyundai – 30 unidades
- Agrale 8 unidades
Projeção para 2024
A Associação espera que o ano de 2024 registre 160 mil unidades produzidas, somando caminhões e ônibus (veículos pesados). Os emplacamentos dessas duas categorias juntas devem totalizar 146 mil unidades, o que representaria um crescimento de 14,1% sobre 2023.
A associação estima emplacamentos de 146 mil caminhões e ônibus que, se realizados, representará um crescimento de 14,1% sobre 2023 e levemente superior aos 143,9 mil licenciamentos de 2022.
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, afirma que tendências apontadas por indicadores macroeconômicos levam a crer na retomada dos negócios com mais apetite em 2024.
“Continuidade do crescimento do PIB, inflação controlada, aumento da confiança do consumidor, melhora na nota de risco do País e, principalmente, queda nas taxas de juros formam uma conjuntura favorável para o segmento.”
A projeção de crescimento na produção de caminhão e ônibus só não deve ter sido estimada maior pelas expectativas nas exportações. No caso, a associação enxerga estabilidade nos embarques, sem apontar queda ou aumento, empatando com os 22 mil pesados exportados em 2023.