Transferir propriedade de veículo on-line pode ser mais simples, rápido e cômodo para quem precisa dessa praticidade.
Rotinas agitadas pedem por trâmites mais práticos e ágeis. Afinal, ninguém merece ficar perdendo tempo indo ao cartório, por exemplo.
Há alguns anos, pessoas que desejavam realizar a transferência de veículo para outro proprietário precisavam reconhecer documentos, ir a cartórios e ao Detran do estado para fazer todo o procedimento.
Atualmente, o processo se tornou muito mais simples. Com a nova função da Carteira Digital de Trânsito (CDT), é possível transferir veículos de forma on-line. Por meio do aplicativo da CDT, todos os carros registrados a partir de 4 de janeiro de 2021 podem ser transferidos digitalmente. Muito mais cômodo, não é mesmo?
Se você precisa transferir seu veículo e quer testar essa comodidade, confira o passo a passo neste artigo e entenda como fazer transferência de veículo on-line. Boa leitura!
Pré-requisitos para realizar a transferência digital
Apesar do procedimento ser muito mais simples que a forma habitual, realizar a transferência de forma digital também requer o cumprimento de alguns pré-requisitos.
Primeiramente, o processo de transferência de veículo on-line só pode ser realizado por proprietários de veículos que possuem a ATPV-e (Autorização de Transferência de Propriedade Veicular). Tal autorização é liberada para veículos com os documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021.
Em segundo lugar, o proprietário atual e o novo dono do veículo devem ser cadastrados no “gov.br”. Esta é uma plataforma que unifica os canais digitais do Governo Federal, e serve também como comprovante online de identidade.
O cadastro na plataforma do governo pode ser feito de maneira bem simples e intuitiva. Basta acessar para entender melhor e realizar seu primeiro cadastro. O acesso nessa plataforma serve também para outras demandas, como serviços de INSS, entre outros.
Por fim, não basta ter somente o acesso. É preciso que ambos os proprietários (o antigo e o novo) possuam nível Prata ou Ouro na plataforma. Para isso, basta seguir o passo a passo que a própria ferramenta ensina. Todo o processo pode ser feito de maneira simples, em poucos minutos e com o seu celular.
Leia também: Entenda quais são as mudanças da nova CNH
Documentos necessários
Certo, agora você já sabe quais os pré-requisitos para fazer a transferência de um veículo de maneira digital. Agora, é preciso ter em mãos os documentos necessários para realizar o processo.
Após realizar o cadastro na plataforma do governo já será possível fazer a autenticação no app da CDT. É neste app onde será feito todo o procedimento para a transferência do veículo.
Para realizar os trâmites, além dos dados pessoais já cadastrados na plataforma do governo, o atual dono do veículo precisará ter o CPF do novo dono. É a partir dessa informação que o sistema conseguirá identificar o novo receptor e notificá-lo com as novas informações.
Como funciona a transferência digital? Passo a passo
Pronto, agora chegou a hora de realizar a solicitação de transferência de veículo. Confira como no passo a passo.
1. Acesse a CDT
Tanto o dono atual quanto o novo dono do veículo devem acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Seguindo as dicas dadas anteriormente neste artigo, será bem simples.
2. Insira as informações
Ao acessar o app da CDT, o proprietário atual deve clicar em “transferência de veículo”. A partir daí, é necessário informar os dados do futuro dono, como o CPF.
3. Realize a assinatura digital
Agora, é só assinar a transferência. O próprio aplicativo fará a solicitação e dará as informações sobre como realizar a assinatura.
Em seguida, o app mandará uma notificação para o novo dono do veículo realizar a assinatura de maneira digital.
4. Troca de garagem
Após esses passos realizados digitalmente, o Governo Federal recebe uma autorização automática. A partir daí é necessário realizar a “troca de garagem”.
O processo consiste em levar o veículo para uma empresa credenciada pelo Detran do seu estado, dentro do período de 60 dias, para que seja realizada uma vistoria. Após o procedimento, o laudo será preenchido e assinado, e então a transferência será concluída.
Leia também: Como fazer a transferência de veículo de forma física
Como transferir um veículo com CRV digital?
O CRV (Certificado do Registro do Veículo) no formato digital não irá mudar o procedimento on-line. Por isso, basta seguir com o mesmo passo a passo citado neste artigo: informe o CPF do comprador, realize as assinaturas e faça a vistoria.
Quanto tempo demora a transferência de veículo on-line?
Todos os trâmites em si, tirando o período de vistoria, costumam ser feitos de maneira muito rápida.
Apesar disso, alguns impeditivos podem atrasar todo o processo de transferência. Estes impeditivos podem ser débitos de IPVA atrasados, multas não pagas, problemas com licenciamento veicular, entre outros.
Para evitar esses problemas e conseguir realizar os trâmites de maneira mais ágil, busque consultar o histórico do veículo antes. Dessa maneira será possível entender se há algum problema e, caso haja, será possível resolver antes mesmo de começar os trâmites.
Para conferir o histórico do veículo, você pode contar com o Historicar.
O Historicar é uma plataforma que conta com mais de 40 bancos de dados para buscar todas as informações necessárias de forma ágil. A partir da solicitação, você receberá um relatório, com mais de 60 informações sobre o veículo.
Para te garantir um resultado completo, o sistema busca bancos de dados públicos e privados, para gerar o mais completo relatório de histórico veicular do Brasil.
A partir do relatório, é possível consultar informações como sinistrados e remontados, multas e infrações, dados de veículo vendido em leilão, restrições, buscas e apreensões e proprietário atual.
Ainda, você pode contratar o melhor plano de acordo com a sua necessidade. Caso precise contratar a busca de histórico de apenas um veículo, é possível. Já caso queira ver a situação do seu veículo atual e do novo modelo que deseja comprar, é possível também.
Acesse o site do Historicar para saber mais e conferir como a plataforma pode te ajudar!