Especialistas preveem que valor dos veículos usados deve cair de 10% a 20%
A proximidade da chegada de um novo ano é a temporada oficial das previsões! As tendências para o próximo período as quais nos referimos neste conteúdo, no entanto, não são frutos das anunciações de gurus, muito menos aparecem como por mágica em bola de cristal ou no
fundo da xícara de café. Elas têm origem nos estudos de cenários e suas mais variadas possibilidades, realizados por especialistas e instituições que são referência em diversos nichos da economia mundial.
Assim, é com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, atualizada anualmente com o objetivo de calcular a variação mensal da média de preço dos veículos, através de dados, que após a divulgação oficial, passam a definir os valores de carros e peças no mercado de automóveis.
O que vai acontecer com os carros em 2023?
Até o momento, a última Tabela FIPE disponibilizada pela Instituição é de 2022, atualizada dentro do mês de dezembro. Os dados oficiais referentes a 2023, relativos a carros, motos, caminhões e automóveis para PCDs, devem estar disponíveis a partir de janeiro. Mesmo assim, entidades como a J.P. Morgan Research, antecipam que os preços dos veículos usados devem cair até 20% nos EUA, o que refletirá também nos valores praticados no Brasil, após 2 anos de supervalorização, durante a pandemia da Covid-19.
O relatório emitido pela líder global em serviços financeiros aponta que após atingirem o pico máximo no início de 2022, os preços dos automotores, devem sofrer queda de 10% a 20%, nos próximos 12 meses, podendo chegar a 2,5% e 5% de redução, já no começo do novo ano. A
notícia segundo a consultoria pode ser bem-vinda no país, onde o superaquecimento no segmento de usados vem se mantendo desde 2020, devido à alta do 0-km, que tiveram a produção prejudicada pela crise dos semicondutores e a disparada do dólar. Período onde alguns modelos usados chegaram a custar mais que exemplares novos.
A diminuição do preço pode ser vista também como uma boa notícia para quem pretende comprar um automóvel usado neste final de ano ou no início de 2023, assim como para os proprietários que desejam vender os seus automotores. Uma vez que, desde o início da crise econômica provocada pelo coronavírus, existe um número muito maior de consumidores interessados nos seminovos.
Não podemos esquecer igualmente de mencionar que essa variação influência de forma direta na cobrança do IPVA do carro, já que seu cálculo leva em conta o valor venal indicado na tabela e a alíquota determinada por cada estado brasileiro. Sendo assim, se a FIPE sobe o tributo também e vice- versa.
Modelos mais antigos passam a ter isenção do IPVA em 2023
Todos os anos modelos antigos de automóveis, ou seja, com mais de 20 anos de fabricação, passam a ser isentos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. E, em 2023, isso não será diferente, com os proprietários de carros fabricados até 2022.
Conheça abaixo a lista dos usados que permanecem em circulação, mas deixam de receber a cobrança do tributo no próximo ano:
- Audi A3;
- Chevrolet Astra;
- Ford Fiesta;
- Toyota Corolla;
- Volkswagen Gol.
Não se esqueça de consultar o histórico do veículo!
Mesmo que você tenha encontrado o modelo de carro usado desejado por um valor que cabe no seu bolso, é imprescindível realizar a consulta do histórico do automóvel para evitar “comprar gato por lebre”. A pesquisa de compra não deve se limitar apenas a averiguação de que se a loja ou site de venda é seguro, mas também se o automotor possui pendências com
multas, batidas, situações de furto, leilões e tantas outras questões que podem ser reveladas através da consulta em mais de 40 bancos de dados, públicos e privados.
Com o Historicar todas as informações sobre o passado do carro são disponibilizadas ao comprador em 3 minutos, por meio da verificação da placa, impedindo que negócios às cegas possam causar futuras dores de cabeça.
Conheça mais sobre essa facilidade clicando aqui!
Antes de sair correndo para aproveitar a baixa dos usados e seminovos na Tabela FIPE 2023, lembre-se de que a avaliação técnica e documental detalhada antes do OK final da compra pode levar mais qualidade, segurança e confiabilidade a negociação que está sendo concretizada. Não abra mão de realizá-la, pois ela garante de uma forma simples e rápida que não haverá gastos inesperados logo à frente.