Dirigir um carro automático pode ser mais simples do que imagina. Basta aprender como e em quais momentos manusear o câmbio.
O uso de veículos automáticos tem se tornado cada vez mais comum e buscado pelos motoristas. Entre 2017 e 2022, houve um decréscimo de 57% para 38% no emplacamento de carros manuais no Brasil, de acordo com a Bright Consulting.
A procura por carros automáticos cresce devido ao fato de o modelo gerar mais conforto e segurança na hora de dirigir. Afinal, você não precisará ficar trocando de marcha o tempo todo. Além disso, a diferença do preço dos carros automáticos em relação aos manuais diminuiu nos últimos anos.
Apesar da facilidade que esse tipo de veículo proporciona, nem todo mundo tem o costume de dirigi-lo, o que pode causar uma certa estranheza inicialmente. Contudo, basta entender o que cada sigla do câmbio significa e dar algumas voltas para você perceber que pode ser bem fácil.
Neste artigo, você confere um guia de como dirigir um carro automático sem maiores dificuldades. Boa leitura!
Como dirigir um automóvel com câmbio automático?
Uma das principais diferenças entre o carro manual e o automático, de maneira bastante resumida, está no câmbio.
Em um veículo manual comum, o câmbio possui cinco marchas, que precisam ser alteradas conforme o veículo fica, ou não, em movimento. Já em um veículo automático a marcha é um pouco diferente.
Ela é distribuída em letras, e o câmbio apenas faz o movimento de cima para baixo e baixo para cima. Em um carro automático, a marcha não precisa ser trocada com constância, mas nos momentos de dirigir, dar ré, estacionar e deixar em ponto morto.
Leia também: Conheça as diferenças entre direção hidráulica e elétrica
O que significam as letras no câmbio?
Abaixo, confira o que cada letra significa.
Letra D
A letra D vem da palavra “drive”. Traduzindo do inglês, a palavra quer dizer “dirigir”. Ao sair com o veículo, o câmbio deve estar nessa posição. E é aí que acontece a mágica.
Quando o câmbio está na posição da letra D, o câmbio automático realiza a troca de marchas sozinho, sem precisar de intervenções. Assim, basta pisar no acelerador e no freio, e nada mais.
Letra P
A letra P significa “park”, que traduzido do inglês significa “estacionar”. Quando você coloca o câmbio nessa letra, você está indicando que você estacionou e o veículo está parado. Portanto, lembre-se de colocar o câmbio na letra P somente quando o veículo estiver 100% parado.
Letra R
A letra R vem da palavra “reverse”, e ela indica que você vai dar a ré. Para conseguir colocar o carro nessa marcha, é primordial que o veículo esteja completamente parado. Do contrário, você pode acabar causando danos ao veículo ou causando acidentes.
Em carros mais modernos, uma câmera traseira é ativada ao engatar a ré no câmbio automático.
Letra N
A letra N significa “neutral”, e é conhecida por indicar o “ponto morto”. Diferentemente da letra P, que serve para indicar paradas, a letra N serve para emergências rápidas, como a parada em um engarrafamento ou em um sinaleiro demorado.
Letra S
A letra S existe somente em modelos mais esportivos, e significa “sport”. É um modo utilizado para aumentar o desempenho e a resposta do veículo.
Leia também: Qual a frequência certa para fazer a revisão do seu veículo?
Qual marcha deve usar para ligar o veículo automático?
Nesse caso, a resposta pode variar um pouco.
Para dar partida em um carro automático, inicialmente, pise no freio. Em seguida, dê partida com a marcha engatada na letra P. Quando o motor já estiver ligado, basta mudar o câmbio para a letra D, caso queira ir para frente, ou para a letra R, caso queira dar a ré.
Como conduzir o veículo
Após descobrir o significado de cada letra do câmbio e saber qual marcha usar para ligar o veículo, não tem muito segredo. É só dirigir normalmente, seguindo as instruções de cada letra.
No entanto, para ficar mais simples para você, trouxemos algumas dicas que podem ajudar. Confira:
Esqueça a embreagem
Devido ao fato de o carro automático realizar as mudanças de marcha de maneira automatizada, os modelos não possuem pedal de embreagem.
No começo, pode ser um pouco difícil se adaptar. Mas com o tempo você pega o jeito. É muito mais difícil se acostumar com um carro manual depois de dirigir o automático, do que o contrário.
Atenção com o freio
Ao colocar o câmbio nas letras D ou P, lembre-se de ficar com o pé no freio. Isso porque, mesmo que não esteja acelerando, o carro pode entrar em movimento. Por isso, é fundamental cuidar para evitar acidentes.
Na hora de estacionar, tenha o mesmo cuidado. Mantenha o pé no freio, coloque o câmbio na letra P, e só então tire o pé.
O que não se deve fazer com câmbio automático?
Certos cuidados podem ajudar a evitar o desgaste prematuro do câmbio automático. Aqui estão algumas dicas importantes:
- Faça a troca regular do fluido de transmissão: essa manutenção adequada ajuda a garantir o bom funcionamento do câmbio e prolonga sua vida útil.
- Evite mudanças de marcha bruscas: evite acelerar excessivamente ou frear bruscamente, pois essas ações podem causar estresse desnecessário no câmbio automático.
- Não desça ladeiras em ponto morto: ao descer uma ladeira, evite colocar o câmbio no neutro (N). Deixar o câmbio em uma marcha adequada (como o modo Sport ou o modo manual) ajuda a utilizar o freio motor do veículo, reduzindo o desgaste das pastilhas de freio e do próprio câmbio.
- Utilize o freio de estacionamento: sempre utilize o freio de estacionamento quando o veículo estiver parado. Isso evita que o peso do carro seja transferido para a transmissão, reduzindo o desgaste desnecessário.
- Esteja atento a vazamentos: Se você notar algum vazamento de fluido de transmissão no chão da garagem ou manchas sob o veículo, leve-o a um profissional para avaliação e reparo imediatos. Vazamentos de fluido podem levar a problemas no câmbio e devem ser tratados o mais rápido possível.
Leia também: 4 Motivos para você não dar tranco no carro
Conte com uma assistência 24h
Contar com o auxílio de uma assistência 24h é fundamental para qualquer veículo, principalmente se você está se acostumando a dirigir um carro automático agora.
Ter uma assistência 24h te ajuda a prevenir gastos desnecessários, te garante um suporte em acidentes, quebras de vidros, perdas de chaves, carona para deslocamentos em certos casos e muito mais.
Prevenir é sempre o melhor remédio. Assim você garante segurança para você, sua família e seu veículo.
Para isso, conte com os serviços do Delta Global! Oferecemos muito mais que serviços de assistência: garantimos a oportunidade de escolher o que é melhor para as suas necessidades!
Em nosso site, você pode definir quais serviços são melhores para você, garantindo uma cobertura de qualidade e com preços justos. E então, que tal saber mais?
Acesse o site do Delta 24h e faça um orçamento, sem compromisso, agora mesmo!