Ramo de negócio tende a permanecer entre os mais rentáveis nos próximos anos
Investir na abertura de uma locadora de veículos tende a ser um negócio rentável para os empreendedores que optarem por este ramo de atuação nos próximos anos.
Isso porque cada vez mais turistas, motoristas de aplicativos, executivos e famílias, têm encontrado na locação de automóveis uma opção econômica de lazer e trabalho.
O motivo do aquecimento deste setor da economia está ligado ao alto custo de manutenção de um carro, a supervalorização dos seminovos e a queda de produção das montadoras por falta de insumos.
Só que ter uma empresa própria, mesmo num segmento tão promissor, não é nenhum mar de rosas, principalmente para aqueles que não possuem a mínima noção de que empreender é uma arte, construída 50% pela vontade de vencer e a outra metade pelo conhecimento que se deve ter para a tomada assertiva de decisões.
Se você chegou até aqui porque pensa em abrir uma locadora de veículos, essa leitura vai ampliar horizontes ao mostrar não o caminho das pedras, mas a maneira certa de fazer as coisas acontecerem para alcançar o sucesso.
Questione-se: o seu plano de ação é coerente?
Nenhum empreendimento sai do papel se não houver planejamento, ou seja, não basta apenas definir o ramo que se deseja atuar e esperar que tudo aconteça como num passe de mágica.
É preciso pesquisa, um olhar atento sobre a concorrência e uma estruturação madura da ideia, desde o local até a documentação e seguro dos automóveis.
Além disso, definir de forma clara o capital inicial para investimento, que no mercado de locação de veículos não costuma ser baixo.
Neste momento de organização é importante ter o auxílio de um contador, não apenas para definir o orçamento, mas também para prever gastos futuros.
Acredite: seja qual for o seu nível de conhecimento, será loucura tentar abraçar esta etapa sozinho.
Exigências legais para abertura de uma locadora
Fora a parte burocrática presente na abertura de qualquer tipo de negócio, que envolve CNPJ, Receita Federal, pagamento de impostos municipais, estaduais e mais um monte de taxas e papelada, investir no ramo de locadoras exige gerenciamento dos documentos e seguros de cada carro. Esteja ciente disso!
A escolha da localização
Neste momento é necessário levar em consideração 3 questões importantes: você precisa estar onde seus clientes estão, é essencial ter uma boa estrutura para atendê-los e por último, mas não menos relevante, a frota necessita de espaço.
Uma dica é buscar por pontos comerciais próximos a agências de viagens, rodoviárias, terminais hidroviários, centros urbanos e aeroportos. Lembre-se sempre da máxima de que quem não é visto, não é lembrado.
Atenção na compra dos automotores
Os automóveis são a matéria prima da sua empresa, então tenha a máxima atenção não apenas às condições mecânicas, elétricas e estéticas do carro, mas também se certifique de que a documentação está em dia na hora da compra.
Inclua também no seu planejamento a previsão de gastos com manutenção e reposição da frota, visto que em razão da quilometragem alta, carros de locadora precisam ser substituídos a cada 2 anos.
Não se esqueça do seguro!
Ter veículos segurados em sua frota é indispensável, uma vez que roubos e acidentes fazem parte dos riscos que rondam quem resolve investir nesta área.
Dê atenção especial a escolha da seguradora e leve em consideração as propostas daquelas que oferecem algum tipo de parceria.
Ninguém faz nada sozinho!
Se uma andorinha voando sozinha não faz verão, não é você que vai dar conta de fazer o negócio prosperar cuidando de tudo sozinho.
Para que o sistema de aluguel de carros funcione de maneira eficiente será necessária a contratação de recepcionistas, manobristas, lavadores e mecânicos, sem falar das pessoas que cuidarão das finanças, do marketing e da gestão de pessoal.
Cerque-se de bons profissionais, delegue funções e veja seu negócio andar.
Mesmo que empreender neste ramo seja mirar em um futuro promissor, é importante rever as estratégias periodicamente, manter sempre os dois olhos bem aberto no mercado e se preocupar em ter diferenciais competitivos. Seja diferente!