Garanta a segurança da tribulação com essas 10 dicas!
Navegar por mares e rios, tanto a trabalho como por diversão, proporciona a contemplação de belas paisagens, porém, é necessário que a tripulação fique atenta a detalhes que são indispensáveis para uma viagem segura.
E, o mais importante: que esteja preparada para lidar com situações adversas em alto-mar.
É comum que existam dúvidas na hora de colocar em pratica os conhecimentos aprendidos no ramo naval. Não importa se você tirou a carta de barco recentemente ou é um profissional experiente, a navegação sempre irá exigir cuidado e atenção.
O que checar antes de viajar?
A carência de tecnologias e soluções no mercado de veículos náuticos faz com que a informação e a segurança sejam as ferramentas principais que usuários de embarcações precisam ter a mão.
Assim, listamos 10 itens do checklist que garante uma locomoção tranquila e segura sobre a água para todos.
1 – Cheque a manutenção da embarcação. Quando o assunto é preservação da vida, não se deve contar com a sorte, por isso nunca saia para navegar sem verificar as condições do motor, componentes elétricos, eixos e lemes.
2 – Cuide do bem-estar da tripulação. É normal que algumas pessoas enjoem com o movimento do barco em suas primeiras experiências náuticas.
Fazer com que a viagem seja um momento inesquecível e não uma má recordação, também é tarefa do comandante. Portanto opte por um roteiro mais curto ou próximo às margens quando estiver na companhia de iniciantes.
3 – Conserve o material de salvamento em ordem e completo. É imprescindível que os itens recomendados pela Marinha estejam sempre dentro das normas e do prazo de validade, principalmente extintores de incêndio, sinalizadores e colete salva-vidas.
4 – Verifique a previsão do tempo. Mesmo viagens planejadas podem sofrer interferência das condições climáticas na navegação fluvial ou marítima.
Não é legal, muito menos seguro, ser surpreendido pelo mau tempo ou mar agitado longe da costa. Esteja atento!
5 – Contate a Capitania dos Portos. Toda embarcação, seja ela de esporte, lazer ou até pesqueira, precisa informar o órgão responsável sobre seu ponto de partido, rota e retorno.
A ação não obrigatória, mas será de importante valor caso aconteça algum sinistro.
6 – Utilize recursos para a economia de combustível. A melhor maneira de reduzir o consumo de energia está em diminuir o acelerador.
Poucas pessoas sabem ou percebem isso, mas reduzindo a velocidade é possível ter uma contenção de até 50% do gasto.
7 – Mantenha a documentação sempre em dia. O primeiro passo para estar no comando de uma embarcação é possuir a habilitação náutica, ou seja, a famosa Carta de Barco.
Quando a prática é realizada apenas por lazer ou esporte, a Carteira de Habilitação do Amador (CHA) ou de Motonauta, deve ser solicitada através de despachantes náuticos.
8 – Leve alimentos e água potável. Você já deve ter ouvida a máxima de que o seguro morreu de velho, não é mesmo? Portanto, nunca saia para navegar com insumos contatos. Ninguém merece passar por perrengue em mar aberto.
9 – Cheque o nível de combustível. O ideal é que o tanque esteja cheio sempre que for iniciar uma viagem. Caso isso não seja possível, procure ter o dobro da quantidade que será necessária para a viagem que será feita. Não dê sopa para o azar!
10 – Viaje na companhia de alguém habilitado. Conduza a embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.
Vai beber durante o percurso? Passe o timão para um tripulante certificado. A mesma recomendação vale em casos de mau estar e sonolência. Combinado?
Seguir a risca este checklist náutico já é garantia de segurança a bordo, para que todos possam aproveitar o momento de lazer sem turbulências.
Mas, se você quer uma proteção ainda maior, para evitar situações atípicas, conheça o Delta Marine. A tecnologia desenvolvida pela Delta Global que permite monitoramento 24 horas para as embarcações.
Com ela é possível ter acesso a dados de localização e velocidade em tempo real, assim como trajeto percorrido e nível de carga das baterias.
Faça contato e descubra o que essa tecnologia pode facilitar suas viagens, garantindo a segurança patrimonial tanto para negócios, como para patrimônio pessoal.