Tecnologia oferece melhores formas de operar no segmento
O sistema de gestão de frotas há muito tempo deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade crescente das empresas que, de olho na concorrência, apostam em melhores formas de operar no segmento.
Contudo, se você é novo na área e ainda tem dúvidas sobre o que essa tecnologia representa para o dia a dia das operações, segue lendo que a gente te explica.
O gerenciamento dos veículos de um negócio que atua no transporte, coleta ou prestação de serviços é feito através da centralização de dados como a manutenção dos carros, controle do consumo de combustível, quilometragem e rotas percorridas, rastreamento dos veículos, entre outros dados. Tudo centralizado em uma única plataforma, que pode ser acessada via celular, tablet ou desktop.
O sucesso na utilização destes recursos, no entanto, está diretamente ligado a tomada de decisões dos pontos que apresentaremos a seguir.
Plano de substituição de veículos
O ciclo de vida útil dos automóveis também se encerra e, neste momento, aposentá-los se tornar uma opção mais viável do que manter em atividade.
Mesmo que comprar um veículo novo represente uma grande despesa, os custos cumulativos de operar um antigo logo aumentam quando você considera a ineficiência de combustível, avarias e reparos.
Veículos 0 km são mais eficientes no que diz respeito ao combustível e exigem menos manutenção.
Portanto, investir em um bom cronograma de substituição de carros acaba se tornando algo muito vantajoso.
Leia mais: Gestão de frotas: tudo que você precisa saber sobre!
Rastreio de frotas pelo GPS
O rastreamento de veículo pelo GPS é capaz de registrar a quilometragem percorrida, permitindo que o gestor receba notificações automáticas que alertam sempre que uma distância definida for percorrida, possibilitando o uso destes dados para o agendamento das inspeções.
Custos relacionados ao tempo de inatividade, por exemplo, precisam se manter baixos, a fim de garantir a saúde da frota.
Para isso, uma comunicação regular entre diferentes equipes deve ser possibilitada através de um sistema tecnológico avançado.
Prejuízos causados pela inatividade
Assim como estoque parado é sinal de prejuízo para uma empresa, a inatividade de carros da frota representa perda certa para o negócio.
Afinal de contas, mesmo quando não estão em uso, esses automóveis demandam investimentos com manutenção e documentos, sendo gradualmente desvalorizado pelo tempo.
Os fatores abaixo também podem ser cruciais para quem busca realizar uma boa gestão:
– Seguros, taxas e impostos;
– Manutenção dos veículos;
– Depreciação dos automotores;
– Despesas com estacionamento.
Solucionando problemas de forma prática
A contratação de um sistema eficiente de gestão de frotas pode evitar imprevistos que costumam interromper as tarefas planejadas para as equipes.
Por isso, a escolha pela implantação desta tecnologia, mais do que um desafio para os seus gestores, representa a possibilita de gerenciamento eficiente de ativos e consequentemente melhores resultados.
Quer descobrir mais sobre a solução que garante o fim dos seus problemas com gerenciamento?
O primeiro passo começa aqui! Faça contato com nossos consultores e descubra o quanto as funcionalidades que ofertamos podem contribuir levando visibilidade e controle operacional para sua rotina de trabalho.